1959 x 2011 - O que nos tornamos

00:00

O tempo passa e nos tornamos cada vez piores, leia o texto e entenda do que estou falando......




Cenário 1: João não fica quieto na sala de aula. Interrompe e perturba os colegas.
1959: É mandado à sala da diretoria, fica parado esperando 1 hora, vem o diretor, lhe dá uma bronca descomunal e volta tranquilo à classe.
2010: É mandado ao departamento de psiquiatria, o diagnosticam como hiperativo, com transtornos de ansiedade e déficit de atenção em ADD, o psiquiatra  lhe receita  Rivotril. Se transforma num Zumbí. Os pais reivindicam uma subvenção por ter um filho incapaz. 

Cenário 2: Luis quebra o farol de um carro no seu bairro.
1959:  Seu pai tira a cinta e lhe aplica umas sonoras bordoadas no traseiro... A Luis nem lhe passa pela cabeça fazer outra nova "cagada", cresce normalmente, vai à universidade e se transforma num profissional de sucesso.
 2010: Prendem o pai de Luis por maus tratos. O condenam a 5 anos de reclusão e, por 15 anos deve abster-se de ver seu  filho.   Sem o guia de uma  figura paterna, Luis se volta para a droga, delinque e fica preso num presídio especial para adolescentes. 

 Cenário 3: José cai enquanto corria no pátio do colégio, machuca o joelho. Sua professora Maria,  o encontra chorando e o abraça para confortá-lo...
1959: Rapidamente, João se sente melhor e continua brincando.
 2010: A professora Maria é acusada de abuso sexual, condenada a três anos de reclusão. José passa cinco anos de terapia em terapia. Seus pais processam o colégio por negligência e a professora por danos psicológicos, ganhando os dois juízos. Maria renuncia à docência, entra em aguda depressão e se suicida...  

Cenário 4: Disciplina escolar
1959: Fazíamos bagunça na classe... O professor nos dava um bom "esporro" e encaminhava para a direção; chegando em casa, nosso velho nos castigava sem piedade.

2010: Fazemos bagunça na classe. O professor nos pede desculpas por repreender-nos e fica com a culpa por fazê-lo . Nosso velho vai até o colégio se queixar do docente e para consolá-lo compra uma moto para o filhinho. 

 Cenário 5: Horário de Verão.
 1959:Chega o dia de mudança de horário de inverno para horário de verão. Não acontece nada.
2010: Chega o dia de mudança de horário de inverno para horário de verão. A gente sofre transtornos de sono, depressão, falta de apetite,  nas mulheres aparece celulite. 


Cenario 6: Fim das férias.
 1959: Depois de passar férias com toda a família enfiada num Gordini, após 15 dias de sol na praia, hora de voltar. No dia seguinte se trabalha e tudo bem.

2010: Depois de voltar de Cancún, numa viajem 'all inclusive', terminam as férias e a gente sofre da síndrome do abandono, pânico, attack e seborreia... 

You Might Also Like

15 comentários

  1. Uiiii pior de tudo é realmente constatar que ao invés de progredirmos, regredimos...
    Eu me encaixo no último exemplo, com a diferença de que não foi a Cancún que eu fui, mas volto trabalhar amanhã e já estou com depressão pós-férias...
    bjos

    ResponderExcluir
  2. oi Dri!
    Pior que é verdade né, ao invés de progredirmos, estamos regredindo. Tenho até medo do futuro que espera meu filho....
    eu hein

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!
    Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.
    É muito importante, tanto para o bebê como para a mãe, amamentar até os dois anos de idade ou mais. O leite materno é o único alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.
    Acontece que nem todas as mães sabem de todos os benefícios e deixam de amamentar mais cedo. Você pode ajudar nessa campanha divulgando materias e informações.
    Caso se interesse pelo tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br e participe!
    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post!
    Propõe boas reflexões!!!
    Gostei muito dos assuntos levantados por você. Até incluí um link pra cá no meu Blog, que também está sendo escrito com muito carinho para mães (só que de Brasília).
    Até a próxima visita.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  6. Oi, Dri
    Muito bom este post!
    Fico triste em saber que mesmo com tanto avanço tecnológico, estamos regredindo cada vez mais como seres humanos. As famílias não se sentam mais à mesa na hora das refeições para conversar. É deprimente ver na escola dos meus filhos, que os professores estão desmotivados em dar aula, pela falta de educação e desinteresse dos alunos. Eu acho que devíamos encarar a vida com mais simplicidade, mais educação como antigamente. Bem... desculpe o desabafo, mas tem certas coisas que precisamos falar.
    Bjs.
    Adriana

    ResponderExcluir
  7. Concordo em poucos exemplos, pelo fato de que você toma direções próprias para o rumo dos personagens apresentados, além da taxa de criminalidade ter sido muito maior em 1959, a sociedade tinha pouco ou nenhum conhecimento a respeito de psicologia, a coisa mais absurda que você apresentou foi a questão de que bater em crianças deveria ser normal, mas hoje em dia está mais que provado que isso gera uma série de transtornos em crianças, só isso já explica a criminalidade execiva em 1959:O jeito como as crianças eram tratadas.

    ResponderExcluir
  8. Sabe, raramente paro pra ler textos em blogs, mas esse me prendeu! como o ser humano se tornou algo tão covarde assim né? pra tudo que acontece a culpa é de alguma doença.. rs

    ResponderExcluir
  9. é muito papo furado mesmo!exagero era uma opção certo?

    ResponderExcluir
  10. Que texto mais caxias...

    Daqui a pouco vão falar que a palmatória é que era boa!

    ResponderExcluir
  11. Forçou, né colega?! Concordo com o Roberto aí em cima.
    Conheço pessoas dessa época que com toda convicção não concordariam com a maioria das coisas citadas aí. A repressão reinava, os pais eram verdadeiros tiranos, nessa época aconteceu a revolução sexual. Os filhos ou se tornavam hippies, fumando maconha o dia inteiro, ou se casavam cedo para se verem livres dos pais repressivos. E mais mil coisas que eu poderia citar aqui. Sem mais delongas e viva a sociedade moderna (que não é um modelo de perfeição), mas que é beeem melhor do qua há 50 anos, isso sem dúvida!

    ResponderExcluir
  12. Saudosista demais parece que estou ouvindo meu vô falar dos tempos de meninice. Cenário 1, diagnóstico um tanto exagerado, déficit de atenção + hiperatividade usando Rivotril? Isso foi uma crítica as escolas de medicina da atualidade?

    ResponderExcluir
  13. Cenario 1: Primeiro beijo de Maria
    1959: Sua mãe a surpreende enquanto Maria da seu primeiro beijo, e espantada obriga a garota a se casar com uma pessoa qualquer, apenas para não ser mal vista pela sociedade.
    2010: Maria descobre em seu primeiro beijo que ele não é bem lá essas coisas.

    (imagine vc se casando com a pessoa que vc deu seu primeiro beijo)

    Cenario 2: Rita quer ir para a faculdade
    1959: Seus pais a repreende pois seu dever é casar e servir ao seu marido.
    2010: Rita se torna uma profissional bem sucedida.

    Cenario 3: Julio nasce com Sindrome de Down
    1959: Julio vive isolado da sociedade convivendo com a vergonha e a pena de seus familiares.
    2010: Julio vive como qualquer outra criança porque descobre que ser diferente é normal.

    Cenario 4: Carlos, um negro, casa-se com Joana, uma branca.
    1959: Joana é taxada de louca,por ter casado com uma pessoa (segundo a época) de raça inferior.
    2010: Carlos e Joana vivem felizes, pois sabem da igualdade racial.

    E por ai vai...

    ResponderExcluir
  14. Com certeza quem escreveu este texto foi um professor ou professora, que está indignado por ter seu trabalho questionado por outra pessoa que não seja ele mesmo...

    ResponderExcluir
  15. Concordo com a questão do retrocesso, estamos involuindo. Transferindo responsabilidade para professores.
    Fora isso temos uma sociedade sem expectativa, dependente de tecnologia e incapaz de pensar.
    Direitos todos temos, mas onde foram parar as responsabilidades?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião

Facebook:

Instagram

Page views