Cuide dos olhos dos seus filhos no verão!

06:00




Além da importância de manter a visão saudável para realização das atividades cotidianas, saúde ocular das crianças está diretamente ligada ao desempenho escolar


“O desempenho escolar e o aprendizado estão muito relacionados à visão”, garante a médica oftalmologista e diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da Latino América, Dra. Marcia Beatriz Tartarella. No entanto, ela lembra que nem sempre todos os cuidados são devidamente tomados pelos pais. Por esse motivo, a Transitions Optical, em parceria com a Dra. Marcia Beatriz, aproveitou a chegada do verão para elaborar algumas dicas para preservar a saúde dos olhos das crianças especialmente nessa época.

Segundo a Dra Marcia Beatriz, a alfabetização, processo fundamental para todas as crianças, depende da visão saudável. “Na escola, a visão é o sentido mais sobrecarregado de informações, tornando-se essencial tanto para a visão de longe, na lousa, como para a visão de perto, no caderno”, detalha. Ela complementa explicando que essa mudança constante de foco entre longe e perto provoca esforço visual e, por isso, exige boa saúde ocular. Queixas como cansaço após a escola, olhos vermelhos, piscar excessivo, dor de cabeça, falta de atenção no aprendizado e baixo desempenho escolar devem ser, segundo a médica, observadas. Caso um desses sintomas aconteça, ela recomenda: “procure o pediatra ou o oftalmologista para a melhor avaliação da criança”.

Especificamente no verão, precauções devem ser tomadas para evitar queimaduras solares nos olhos, as quais ocasionam vermelhidão e ardor excessivos. “As conjuntivites também são frequentes no verão, acompanhadas de secreção e desconforto ocular. Nestes casos, os pais das crianças devem procurar um oftalmologista”, alerta Dra Marcia. Além disso, a exposição sem proteção ao sol ocasiona outros danos oculares, como a catarata e alterações na retina, que podem resultar, inclusive, em perda da visão.

Para minimizar a possibilidade dessas doenças surgirem, a médica dá algumas dicas. “Assim como usamos o filtro solar na pele, as crianças devem usar óculos com proteção das radiações solares UVA e UVB”, lembra.  Segundo ela, a proteção com lentes apropriadas deve ser iniciada já nos bebês, pois os efeitos da radiação UV se acumulam com os anos de exposição ao sol. Além disso, “atitudes básicas podem evitar conjuntivites no verão, como evitar coçar os olhos, manter mãos limpas e lavadas com sabonete, limpar os olhos com água pela manha”. Ela ainda alerta sobre o cuidado com o uso de protetores solares de pele na região ao redor dos olhos das crianças.

A médica também lembra ser importante que os pais fiquem atentos aos cuidados com os olhos dos filhos não só durante a exposição intensa ao sol, considerando que os raios UV estão presentes ao longo do ano com maior ou menor intensidade. Portanto, “optar por armações com lentes fotossensíveis pode ser uma opção para dias em que o sol está entre nuvens, por exemplo, já que as radiações conseguem ultrapassar as barreiras e chegam aos olhos da mesma forma, e este tipo de lente ajusta a quantidade de luz que chega aos seus olhos”, pondera.

You Might Also Like

0 comentários

Deixe sua opinião

Facebook:

Instagram

Page views