O perigo nas piscinas

06:00



Estava vendo uma reportagem na  globo, no programa Bem Estar, que me chamou atenção. Sobre piscinas e sobre os ralos das piscinas.

Eu já sabia que um ralo de piscina era capaz de sugar os cabelos de uma pessoa, mas não sabia que isso era tão frequente assim. Fiquei com medo! Não só pq  tenho filhos, mas pq é muito triste ver um caso desses, seja com crianças ou adultos.

As mulheres são mais propicias por terem cabelos compridos. O problema é que quando a bomba da piscina é ligada, o ralo suga a água, e o que tiver por perto será também sugado. Houve também o caso de um menino que ficou preso pelo braço, já que o ralo estava destampado. Lamentável!

Na reportagem, mostrou que uma simples tampa que custa cerca de 50 reais, pode acabar com este problema. Pq ele não deixa com que os cabelos sejam sugados, ficando assim presos. O mais lamentável ainda, é que não temos uma lei, ou uma fiscalização que tome conta disso, para que o problema seja acabado.

As soluções mostradas na reportagem seriam essa tampa, que custa 50 reais, um botão de pânico perto da piscina, onde quando apertado a bomba desligaria automaticamente (porém essa não é a melhor solução, apesar de ser muito boa, pois um especialista disse que os cabelos se enrolam dentro do ralo, e mesmo que a bomba seja desligada eles não conseguirão se soltar), e ter uma tesoura próximo a piscina, que seria a solução mais rápida para soltar a pessoa que ficou presa, cortando assim seus cabelos.

Confesso, que assim que vi todas essas tragédias, fiquei tão apavorada que já conversei na hora com meus filhos, alertando-os a nunca ficar ou mergulhar próximo ao ralo, e nem ficar colocando os pés perto do ralo.
Temos uma piscina na chácara, só a usamos quando a bomba não está ligada, assim evitando este perigo. Meu marido fez o teste e ficou de pé em cima do ralo com a bomba ligada, e ele disse que a força que a água suga é muuuito forte, sendo assim, ele um adulto, teve um pouco de dificuldade de levantar o pé, imagine uma criança?
Na chácara temos como fazer isso e não usar a piscina com a bomba ligada, porém em prédios, clubes, etc, não teremos essa garantia, pois quem cuida são outras pessoas. Depois de ver essa reportagem, vou entrar em contato com a administração do meu prédio e com outros condôminos para ver o que pode ser feito quanto a isso. Afinal, já pagamos um condomínio caro, e pagar um pouco mais para mudar esses ralos, colocar um botão de pânico, etc, não vai ser nada perto de uma vida não acham?

Por isso, quero alertá-los a fazerem o mesmo em suas residências, prédios, etc.... Vamos prevenir , pois se algo acontecer não há como remediar!


A reportagem passou no dia 15/01/14 , no programa Bem Estar, puxem o vídeo e assistam se tiverem a oportunidade ;)

You Might Also Like

1 comentários

  1. Piscinas e crianças devem merecer nosso cuidado sempre... Fiquei impressionada com tantos casos que temos visto! bjs,chica

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião

Facebook:

Instagram

Page views