Nosso primeiro cruzeiro de navio (na pandemia)

19:46

 Finalmente realizei um dos meus muitos sonhos: fazer um cruzeiro de navio.

 


A oportunidade veio no final do ano passado, quando vi uma oferta incrível do cruzeiro da Costa Fascinosa. Era uma viagem de navio por 6 dias, no Brasil, partindo de Santos, passando pelo Rio de Janeiro, Itajaí e Balneário Camboriú.

 



Não pensei duas vezes e fechei a viagem, diretamente no site da Costa Cruzeiros, e fomos eu, meus filhos e minha sobrinha. Como era uma data fora das férias do meu marido, ele não conseguiu ir.

 



Mas enfim, vamos as dicas desse cruzeiro maravilhoso que fizemos durante a pandemia.


Fomos em Dezembro de 2021, e comprei apenas o cruzeiro sem nenhum pacote de bebidas. Num cruzeiro todas as refeições estão inclusas, e água de máquina também. Dentro do cruzeiro tudo é pago em dólares, mesmo que ele seja feito somente dentro no Brasil. Eu optei não comprar o pacote de bebidas pois achei muito caro, sendo que eu não iria beber loucamente durante o cruzeiro. O pacote mais básico custava 1900 reais. Isso porque, quando você compra um pacote de bebidas é necessário comprar para todos os que estão na mesma cabine que você. Eu pesquisei bastante antes e vi que saia mais em conta comprar alguns créditos de bebidas não alcoólicas para os dias da viagem. Então comprei um pacote com 40 créditos que custou 130 dólares, e acabei comprando algumas garrafas de vinho no navio quando eu queria beber.


Sobre os cruzeiros e covid-19, procedimentos para embarque:


Apesar de agora todos os cruzeiros terem sido fechados por conta de muitos casos que tiveram recentemente dentro do navio, quando fomos foi muito tranquilo.

Para embarcar no navio é necessário fazer o teste antígeno SWAB 24h antes do embarque. No caso da Costa Cruzeiros eles tem parceria com a Drogaria São Paulo onde você agenda pelo site e paga R$69,90 no teste. (Veja aqui como agendar).

Também é necessário ter um seguro viagem que cubra despesas por covid e as duas doses da vacina, sendo necessário apresentar a carteira de vacinação e o teste negativo de covid, além de Rg (para viagens nacionais) ou passaporte.


As refeições são servidas diretamente pelos atendentes, no estilo "bandejão" no café da manhã e almoço ou seja, ninguém toca na comida, tornando assim tudo mais seguro. Já os jantares eram servidos a la carte.

 





Alguns passageiros foram testados durante a viagem, eu mesma fui convocada e fiz o teste dentro do navio. Eles te enviam uma carta no seu quarto dizendo a data e horário para o teste. E quem for convocado o teste é obrigatório, então tenha em mente que se for viajar de navio poderá ser convocado a fazê-lo.


Nas paradas dos portos a Anvisa entrava no navio para verificar os procedimentos adotados pelo mesmo e colher amostras. 


Me senti totalmente segura durante a viagem, e graças a Deus em nosso cruzeiro não houve nenhum surto de covid.


EMBARQUE:

Você recebe um horário para chegar ao porto para embarque. Nós chegamos mais cedo, e foi entregue uma senha. Assim que começaram a chamar já fizemos todos os procedimentos e entramos no navio. Não é permitido entrar no navio com bebidas e nem comida. Sobre secadores que todas as mulheres amam, em todas as cabines do Costa tem secador de cabelos. Eles não são permitidos no embarque, nem ferro de passar roupas.... Porém levamos chapinha de cabelo e ela passou. Mas pode ser que em alguns casos não seja permitida a entrada.


LEVAR DINHEIRO OU CARTÃO?

Dentro do navio Costa, você recebe um cartão que será único para fazer qualquer pagamento lá dentro. Seja de compras no shopping, ou para pedir bebidas no caso de quem não pegou pacote. Funciona assim: você pode levar dólares e depositar em um dos caixas que tem no navio, então o valor do depósito vai para este cartão que você recebeu. Caso você não gaste tudo, no último dia da viagem você pode ir nesse caixa e retirar o que sobrou. A outra opção é levar cartão de crédito (lembrando que tem que ser internacional) e cadastrar seu cartão em uma das máquinas. Porém, lembre-se que sua fatura vai vir depois cobrando iof e também a cotação do dólar do dia.

Outra opção é levar em real e trocar dentro do navio por dólar, e então fazer o que expliquei na primeira opção. 

 


Uma grande dica é fazer o cartão clube Costa dentro do próprio site ou app da Costa Cruzeiros (antes de embarcar) pois tem muitos descontos legais, e é totalmente gratuito. Um exemplo são os vinhos que paguei com 50% de desconto dentro do navio.


NAVIO DÁ ENJÔO?

Olha, eu achei que balançou um pouco, principalmente durante os jantares, pois o restaurante ficava na frente do navio, mas nada que um dramin não resolva.

Eu na verdade fiquei um pouco tonta, mas enjoada não.



Agora contando sobre como foi nossa experiência. Ficamos em uma cabine com varanda, o que foi incrível! O quarto parecia de um hotel. Também entrei na cabine interna e o tamanho é bem razoável! Único problema é que nessas cabines internas a internet não funciona.

 




Aliás, usei apenas minha própria internet quando o navio atracava nos portos. Eles vendem pacotes de internet mas são muito caros, aproveite e faça um detox hehe.


E dentro do aplicativo da Costa Cruzeiros tem um serviço de mensagens tipo watsapp, então se você precisar falar com alguém que esteja viajando com você dentro do navio, basta que os dois tenham o app e conseguem se comunicar.


As comidas do navio são bem legais, e bem estilo americanas. O café da manhã tem arroz e feijão algumas coisas, coisas que sempre vejo em hotéis nos EUA.


Os jantares são sempre a la carte e no cartão que você vai receber já vem escrito qual o restaurante e qual horário do seu jantar. Amamos os jantares, sempre com opções maravilhosas e os garçons muito simpáticos e atenciosos. Inclusive toda a tripulação do Costa Fascinosa era extremamente simpática e atenciosa!


As festas acontecem todas as noites no navio e as vezes tem mais de duas na mesma noite. Então para os festeiros é bem legal! Eu preferia ir dormir cedo, mas meus filhos sempre ficavam até mais tarde.


As piscinas do navio são todas de água salgada, tem diversos ofurôs também, mas estão sempre cheios. Tem uma área bem bacana também para os pequenos separada dos adultos.


DESEMBARQUE NOS PORTOS:

No Rio de Janeiro e Itajaí tem portos. Porém em Balneário Camboriú não tem porto, então o navio para no meio do mar e você desce naqueles botes.


O navio também vende passeios, mas também são bem caros e pagos em dólares. Descemos no porto Mauá no Rio de Janeiro e pensamos em pegar um uber. Logo na saída muitas pessoas te oferecem passeios de van a 120 reais por pessoa. Andamos um pouco mais (dentro do porto mesmo) e taxistas estavam oferecendo viagens para conhecer alguns locais por um preço bacana. Paguei 160,00 para ir a Copacabana, Pão de Açúcar, Arcos da Lapa e escadaria Celaron. Paradas rápidas apenas para fotos mesmo. Ficamos em torno de 3h com o taxista que depois nos levou de volta ao Porto.

 





Em Itajaí não descemos pois não é um lugar que tenha algo a fazer.


Já em Camboriú descemos e fomos andar um pouco na praia voltando no horário do almoço para o navio.

 

Para o desembarque no final da viagem é tudo muito tranquilo. Na noite anterior você recebe todas as instruções e horário de seu desembarque. Assim não tem bagunça na hora de sair.


Fomos de SP até o Porto de Santos de carro, deixei num estacionamento chamado Estacionamento dos Cruzeiros, ficava a 700m do Porto e eles levavam e buscavam de van até o Porto. Paguei 200 reais por 6 dias, então fica a dica!


Foi uma viagem incrível! Se você tiver mais dúvidas me siga no instagram @blogdriviaro e veja nos destaques "Costa Fascinosa 1 e Costa Fascinosa 2) todos os vídeos que fiz durante a viagem  explicando muitos outros pontos.


Qualquer outra dúvida deixa um comentário ;)

You Might Also Like

1 comentários

  1. Que legal Dri, eu ja fiz um cruzeiro e adorei!! faria novamente se tivesse oportunidade. Agora estou em Portugal, não sei quando vai rolar, beijos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião

Facebook:

Instagram

Page views