Fomos para a Turquia

06:33

Voltamos da Turquia essa semana e foi uma viagem muito diferente, e cheia de aprendizado sobre muitas histórias do país e sobre a cultura tão diferente da nossa.

 


Foram 12 horas dentro do avião, voamos de Turkish Airlines e foi super tranquilo. Gostamos do vôo, da comida e do atendimento dos comissários de bordo.


A Turquia tem 6 horas a mais que o Brasil, então viajamos na madrugada e chegamos lá a noite. Nosso vôo foi as 3:55 e chegamos lá por volta das 22h. 


Até hoje (dois dias depois do nosso retorno) estou me acostumando com o fuso, e indo dormir muito cedo, acordando no meio da madrugada.rs

 


Nos hospedamos no Ramada Encore Istanbul Bayrampasa. O hotel muito bacana, próximo ao metrô (+-600m) e com um café da manhã delicioso.


Algo que me chamou muita atenção na cultura turca é comer muita salada e azeitonas no café da manhã. Os turcos são bem saudáveis quanto a alimentação, pena que fumem demais. 

 


Ficamos as primeiras duas noites em Istambul, compramos um pacote de 10 dias através do site viajar barato e deu tudo certo. O guia turco falando português e transfer já nos aguardavam no aeroporto na chegada e nos levaram até o hotel. Como era um pacote de viagem, nosso grupo tinha cerca de 19 pessoas e todos brasileiros.


Fomos para o hotel e nos dois dias seguintes tínhamos então livres para passear por Istambul (sem o guia)



METRÔ E TÁXI NA TURQUIA 


Pegamos o metrô e já tínhamos feito um roteiro bem legal para passar esses dias vagos por Istambul. O passe de metrô tem 3 tickets (você usa 3 vezes) e custa 35 liras. (Cerca de 11 reais). Porém lá não é igual em SP que você pode fazer baldeação. Os metrôs não são interligados, então toda vez que você sair tem que pagar novamente. Descobrimos então que pegar táxi acabava sendo mais barato que andar de metrô, já que estávamos em 4 pessoas. Eu minha filha e minha amiga Marianne com a filha dela. Assim dividimos o táxi. 

 


Mas tome nota: a maioria dos taxistas quer cobrar mais, então sempre negocie antes. Nós chamamos sempre através do aplicativo do Uber para pagar em dinheiro. Ele já dá uma noção do que você vai pagar. Porém você acaba pagando sempre o que está no taxímetro. E muitas vezes os motoristas mandam mensagem dizendo que o valor é a mais. E geralmente muito a mais do que é cobrado no Uber. Então olho aberto na hora de tomar táxi na Turquia. 


TROCAR DINHEIRO NA TURQUIA


Levamos dólar e chegando no aeroporto descobrimos que eles também aceitavam real na casa de câmbio dentro do aeroporto. Porém só troque lá o suficiente para pegar um táxi, pois pagam muito pouco, veja, 1 dólar no aeroporto valia 9,5 liras turcas, enquanto no centro de Istambul e em todos outros lugares valiam de 17 a 18,5 liras turcas. Então não vale a pena trocar no aeroporto. 


TORRE DE GÁLATA 


Nosso primeiro passeio foi visitar a torre de Gálata, para subir pagamos 175 liras por pessoa. ( A lira custa cerca de 0,30 centavos de reais, em 2022).

 

Simit turco, um pão delicioso que vende em carrinhos

A Torre de Gálata é uma torre medieval localizada no bairro que lhe dá o nome na parte europeia de Istambul. Nela funciona um museu.

 

Minha filha Stephanie e eu ❤️



O local lá embaixo já é muito fofo, e subindo na torre você tem uma visão 360° de toda Istambul e o Bósforo.

 

Dentro da torre funciona um museu 


 

Descida da torre (você sobe de elevador e desde nessas escadas passando por cada andar)

Passeamos por ali e compramos muitos chás, aliás, compre o chá de manga e maçã, em pó , vendem em caixinhas que custam em torno de 35 liras e são incrivelmente deliciosos. 


Também fomos ao Viyana Kahvesi Gálata , um café que fica em frente a torre e tem doces maravilhosos! 

 


TAKSIM SQUARE

De lá fomos para o Taksim Square, você vai andando pela rua com diversas lojas, restaurantes e chega depois na praça. Um ótimo local para comer docinhos, fazer comprinhas e aproveitar a tarde. Não deixe de experimentar o Ayran, a bebida turca mais famosa, é tipo um iogurte meio salgado, vende em todos mercados. Nós não curtimos, mas claro que tínhamos que experimentar não é?

 




No próximo post vou contar sobre nosso jantar pelo Bósforo que foi incrível!


Quer ver nossas viagens e estilo de vida em tempo real? Siga-nos no Instagram - @blogdriviaro

You Might Also Like

0 comentários

Deixe sua opinião

Facebook:

Instagram

Page views