Lado histórico de Istanbul (mesquitas e Grand Bazar)

18:34

No terceiro dia de nossa viagem a Turquia fomos para o lado histórico de Istanbul visitar as famosas mesquita azul e Sofia.

 

Mesquita azul ao fundo 

Ali na mesma praça ficam as duas mesquitas e também a cisterna subterrânea que é incrível e deve entrar em seu roteiro.

 


Cisterna 

Como chegamos de manhã e a mesquita só abria as 14h, fizemos um passeio geral pelo local e depois fomos visitar a cisterna. O valor da entrada é cerca de  R$50 reais por pessoa.


Essa cisterna tem 1485 anos e ela era responsável pelo sistema de filtragem da água para o Grande Palácio de Constantinopla e outros prédios da primeira colina e continuou a fornecer água para o Palácio de Topkapı depois da conquista otomana.

Eu fico me perguntando pq uma cisterna tinha que ser tão bonita e tão bem construída se era só pra filtrar água, mas enfim né...


Rende muitas fotos bacanas lá dentro, não deixe de visitar!


Depois entramos na mesquita Sofia, para entrar é necessário estar com os cabelos cobertos, ou seja, pode ser uma touca, um boné, um lenço.... Só não pode entrar sem nada na cabeça. (mulheres)

 


Dentro da mesquita Sofia 

Também não é permitido entrar de saia, então lembre-se de ir de calça para a visita. E não é permitido entrar de calçados, então você deverá deixar os seus na entrada, e infelizmente dentro da mesquita tem um cheiro insuportável de chulé. Quem me acompanha no Instagram (@blogdriviaro) sabe bem do que estou falando, era insuportável. 


A mesquita é bem bonita e vale a visita. Na mesquita azul não entramos.

Discípulas de Jesus 

 

Depois fomos almoçar no Seven Hills um restaurante "rooftop" bem legal com vista para o Bosforo e as mesquitas, vale muito! A comida era bem ok, mas a vista e os preços compensam!

 

Vista do rooftop


Nosso pedido 

Depois fomos direto para o Grand Bazar que é o local onde você pode fazer muitas compras e lá tem desde roupas a doces e até ouro, muito ouro!! Uma dica é pechinchar antes de pagar o preço pedido! Sim, eles baixam muito os preços, é só ir negociando.

 

 

Dentro do grand bazar 

No retorno chamamos um táxi e como já era noite acabamos tendo que pagar um preço bem salgado para retornar ao hotel. De qualquer forma, sempre tente negociar os valores, pois muitos "metem a faca" mesmo! 


No próximo post vou contar sobre nossa viagem até a Capadócia e o que vivemos por lá. Só digo que foi incrível, pois teve até neve!!


Leia aqui  como é fazer um jantar pelo Bosforo! 




You Might Also Like

1 comentários

Deixe sua opinião

Facebook:

Instagram

Page views