13 mitos que rondam sua dieta

00:00

Lembra da minha aposta??

Ela vai muito bem, perdi 4 kilos em 1 mês!! Ainda faltam mais, aguarde. rarairiri








Apesar de sermos bombardeados diariamente com informações sobre esse assunto, é normal bater certa indecisão quando temos que optar por alguma coisa. Vou jantar na lanchonete ou no restaurante? Como ou não a sobremesa? Salada ou macarrão? Pior ainda quando transportamos essas escolhas para os corredores do supermercado. Aí sim, passamos a enfrentar um turbilhão de interrogações, que só aumentam à medida que aparecem mais e mais rótulos e embalagens.

O fato é que não é nenhum crime ou sinal de alienação não saber ao certo o que escolher ou o que é efetivamente mais saudável. Afinal, ninguém nasce sabendo tudo ou traz consigo um manual sobre como tornar a nossa vida mais saudável . Vamos dizer que essa dúvida é, pelo menos, um indício de

que está preocupado com a sua saúde. E daí para a conscientização da necessidade de se adotar hábitos saudáveis é um passo só.

Para mostrar que você não está sozinho neste barco, separei as principais dúvidas que escuto de pacientes diariamente no meu consultório. Espero que elas possam te ajudar. Caso elas ainda não respondam
a todas as suas dúvidas, então, que seja um ótimo convite para procurar um profissional especializado. Boa leitura!

1) Refrigerante Engorda?
R: Os refrigerantes diets e lights não, mas os normais, em excesso, sim. A causa? O açúcar na composição.

2) Beber água durante as refeições engorda?
R: Não, mas dificulta a digestão já que a água dilui o suco gástrico, ficando uma sopa no estômago. O mesmo acaba ficando dilatado com o passar do tempo, fazendo com que a pessoa precise comer em maior quantidade para sentir-se saciada.

3) Após a dieta, como não voltar a engordar tudo de novo?
R: A manutenção do peso ocorre com uma mudança no estilo de vida. Manter uma dieta equilibrada durante a semana com liberações apenas nos finais de semana e adotar atividades físicas pelo menos três vezes por semana, isso é para a vida toda.
4) Dietas da moda são prejudiciais? R: Às vezes sim, uma vez que podem acarretar em falta de nutrientes essenciais no organismo, acarretando queda de cabelos e algumas doenças.

5) Chocolate vicia?
R: Sim, uma vez que ele nos causa uma sensação de paz e bem-estar através do equilíbrio dos níveis da serotonina no nosso organismo, hormônio no cérebro responsável pelo prazer.

6) Por que os homens emagrecem mais rápido que as mulheres?
R: Porque eles têm mais massa muscular e testosterona, que ajudam na queima calórica.

7) Se eu parar o tratamento medicamentoso para emagrecer, vou engordar o dobro?
R: Não. A falta do medicamento não te faz engordar o dobro. A engorda vem em dobro porque as pessoas não mudam o estilo de vida. A dieta e a atividade física têm que acompanhá-lo por toda a vida. Esse ainda é o melhor remédio.

8) Como tão pouco, por que não consigo emagrecer?
R: O que nos engorda não é a quantidade de alimentos que ingerimos no decorrer do dia, mas o tipo de alimento que ingerimos. Alguns são verdadeiras bombas calóricas e não matam a fome. O ideal é anotar num caderno detalhadamente o que anda comendo e fazer um balanço final no que está errando. Também passar muito tempo sem comer e pular refeições põe o metabolismo no modo de economia. O que significa: na hora que você vai se alimentar, o corpo só vai pensar em acumular e não em gastar.
9) Frutas são liberadas à vontade para emagrecer?
R: Não. As frutas são alimentos nutritivos, porém ricas em carboidratos. Elas, em excesso, engordam. São naturais e nutritivas, mas são açúcares.

10) Alimentos light e diet: posso consumi-los à vontade durante a dieta?
R: Alimento light significa restrição
parcial de algum nutriente, geralmente de gordura. Alimento diet significa restrição total de algum nutriente, geralmente de açúcar. Ambos não significam que, em dietas de emagrecimento, podem ser consumidos à vontade, pois mesmo assim podem ser altamente calóricos.

11) Dá para emagrecer comendo um docinho diariamente?
R: Apenas UM docinho por dia sim, mas não podemos abusar.

12) É verdade que se retirar o jantar emagrece mais rápido?
R: Emagrecer até emagrece, mas a longo prazo vai desacelerar o metabolismo e dificultar o emagrecimento. O ideal ainda é se alimentar a cada três horas.

13) Tenho uma vida atribulada e pouco tempo para me alimentar, o que posso fazer?
R: Carregar na bolsa bolachas integrais, frutas e barrinhas de cereais. Pacotes com frutas secas também são interessantes. Atividades físicas podem ser realizadas aos sábados e domingos com duração de 1 hora por dia. Pequenas atividades no dia-a-dia também já contribuem para a manutenção da saúde como subir e descer escadas, fazer caminhadas e até mesmo aquela faxina em casa. Todo tipo de exercício traz benefícios ao organismo.

Agora que você já desvendou alguns mitos sobre a dieta nossa de cada dia , mãos à obra. Para fazer sucesso no verão com roupas coloridas e que torneiam bem o corpo é preciso começar a preparar imediatamente o seu corpo, a sua mente e, sobretudo, a sua alma. Uma dieta só é saudável se ela estiver adaptada ao seu ritmo de vida. Invista em você!
Qual é o seu truque para reforçar a dieta?
 
 
 
Texto de: Daniela Hueb - Nutrologia

You Might Also Like

24 comentários

  1. Vou te falar que eu não tenho truque nenhum ,até precisava de um.
    Acho q sou viciada em chocolate...
    Eu estou reparando q aqui no Japao, normalmente a comida q tem alguma coisa engordativa, por ex um hamburguer ou um bife empanado, vem acompanhada c bastante repolho.
    To achando q isso pode ser um truque, e estou começando a comer repolho huahuahua!!
    Parabens pelos seus 4 kilos a menos :)

    ResponderExcluir
  2. Joguei todos os numeros e medidas fora...Menos o 69, porque a resposta sempre vai estar na ponta da língua.

    Podemos comer 3.000 calorias por dia desde que se gaste 4.500 pelo mesmo período.

    forte abraço,

    Hod.

    ResponderExcluir
  3. Oi Dri, que boa noticia essa! Eu tb já perdi 8 kg mas não me perguntes em quanto tempo pois pela primeira vez na minha vida de dietas, estou levando a coisa mais calma, sem pressas nem angustias, quando quero comer um bolo como, e me modero na refeição seguinte. Mas foi em cerca de 2/3 meses. Mas precisava de no minimo mais 10!!!! Aiiii, ainda tenho muito que penar! Mas vamos conseguir de certeza. Já fiz uma dieta acompanhada por uma nutricionista e consegui perder 13 kg, mas deixei de ir lá pois era muito restrita eu chorava com fome, e voltou tudo e mais alguns! Por isso dane-se as nutricionistas, eu própria vou levando, sem passar fome e de um modo bem mais saudável do que aquela louca me queria que eu fizesse!
    Um beijo
    Silvia

    ResponderExcluir
  4. Pra fazer dieta tem que ter muita força de vontade!!!!
    Parabéns pra ti que já conseguiu um feito! E parabéns pra todo mundo que consegue, acho que eu não conseguiria... nunca levei uma a sério pelo menos...

    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. Que bom que sua aposta está dando certo viu!
    Enquanto a engordar, e manter um peso bacana, acho que sou pouca das mulheres do mundo que não se preocupam demais com peso .

    mas é sempre bom manter um corpo saudável!
    gostei das perguntinha :)

    bom final de semana pra você linda!

    ResponderExcluir
  6. por conta de beber durante as refeicoes entre outros habitos como mastigar(engolir)depressa me causaram uma hernia de hiato ou esofagite s preferir

    ResponderExcluir
  7. Dieta, a luta eterna. Gostei da chager.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  8. oie Dri...acho muito difícil anotar em caderninho, nao tenho disciplina pra isso, entao to reativando meu blog para, ao inves de anotar só pra mim, compartilhar com voces!!!! bjos :)))))))))

    ResponderExcluir
  9. Oi Dri! estou lendo seu blog pela primeira vez e adorando! Você escreve com muito humor! Dieta é um saco, por isso acho melhor nem pensar nela. Como eu havia engordado uns 8 kg nos últimos dois anos, voltei a anotar tudo o que eu como, e entrei na dieta há pouco mais de uma semana... Também já estou me sentindo muito mais magra ;))) Abç

    ResponderExcluir
  10. ée... to indo devagar.. adotei o sábado como dia de enfrentar o medo e subir na balança... rs rs

    mas tenho feito minha parte.. melhorei e muito minha alimentação... retirando frituras e inserindo mais verduras, frutas e legumes.. comendo em torno de 6x por dia... ^^

    beijinhos!!

    ResponderExcluir
  11. Bem, eu sei q dieta especial não fiz, mas graças a Deus os 12 kg q estavam dentro de mim fazendo Deus sabe o q já foram embora...hauHUhuHuhauHUhuHUhUHUHuahUahuaHUA...
    Boa sorte na perda dos seus...hauHAUHuhaUHAuaHUAHUAA
    Bjão

    ResponderExcluir
  12. Oi Dri adorei seu espaço...muito mesmo...você é muito divertida e envolvente. Sua frase do tocar o chão com os pés....é fantástica...amei, inclusive vou copiar...tem tudo haver com o momento que estou passando agora...Estou te seguindo...beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá amiga Dri!
    Não sou muito adepto a dietas... Sou daqueles que em uma semana perco 7... dias. Pois sou muito furão em dietas. Chocólatra convicto. :-) rsrs
    Adorei o post querida.
    Beijos, Fernandez.

    ResponderExcluir
  14. oi, adorei seu blog, vou te add no meu ta....adorei tambem as dicas de dieta, obrigada por compartilhar, bjos

    ResponderExcluir
  15. Amei o post,tanto que ta indicado nos meu links da semana,passa la pra ver!!!

    http://deysejoyceblog.blogspot.com/

    Bjins

    ResponderExcluir
  16. Bah ... nem me fala em dieta ...
    Cruel o BLOGUEIRO lá de cima , hein ?
    Ele quer uma foto ?!
    Beijo !

    ResponderExcluir
  17. Olá DRI, passando pra matar a saudades do seu BLOG que a muito tempo não visito. E como me impressionei com a qualidade grafica do blog e tambem do visual facil e limpo. Parabens !!!!!
    Voce me impressiona com suas tiradas excelentes e bom humor.
    Adorei passar por aqui de novo...vou voltar mais vezes....

    Beijão e muito sucesso!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, Dri.

    Eu sou é gulosa mesmo. Minha dieta só funciona, se eu cortar definitivamente os alimentos que engordam. Eu não sei comer pouco, daquilo que gosto muito.
    Eu corto o chocolate, o pão, o arroz, etc. Sou igual quem é viciado em álcool, que não pode tomar o primeiro gole. No começo é difícil, mas depois, eu emagreço o tanto que planejei.
    Pior mesmo, é manter por muito tempo.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  19. Nossa: 4 kg!!!!
    Tô de volta à blogosfera e tem PROMOÇÃO lá no blog:
    http://coisasdamaura.blogspot.com/2010/03/em-abril-o-coisas-completa-1-ano.html
    Passa lá!
    Um abraço, Maura

    ResponderExcluir
  20. Dieta para mim simplesmente não funciona! Acho uma tortura! Boa sorte na sua!

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Dri
    Vim conhecer teu blog tb. Não pude publicar teu comentário, porq o meu gmail tranca e não entendo porquê.
    Gostei do estilo do teu blog, porq é meio genérico, como o meu.
    Aparecerei mais vezes por aki pra dar fuçada nos teus textos!

    ResponderExcluir
  22. boa sorte com a dieta... aguenta ai :D

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião

Facebook:

Instagram

Page views