Não me abandone jamais, o filme (dúvidas)

06:00

Assisti o filme Não me abandone jamais no domingo, mas confesso que fiquei meio raivosa. Eu nem imaginava sobre o que era, mas como era lançamento resolvi alugar.



Na primeira tentativa, no domingo chuvoso a tarde, dormi, acordei, dormi de novo, e acordei. Desisti de ver. Mas quando eu ouvia vozes ao longe do filme em meu estado de sono, percebi que era algo sobre doação de orgãos.

Acordei, fiz um lanche para as crias, fui até a academia e resolvi tentar assistir de novo. Vi tudo, tudinho, mas fiquei meio sem entender (sou burra?)



O filme na realidade é um romance, assim como o nome "não me abandone jamais". Só que a história fala sobre 3 amigos, onde são duas moças e um rapaz. Eles são criados em uma escola e foram "feitos" para doar orgãos na idade adulta, ou seja, sacrificar suas vidas para a doação de orgão (???) Tipo assim, como assim??



Tá certo que é uma ficção, mas no filme não explica direito, pois eles já crescem sabendo disso, e por exemplo, cadê os pais dessas crianças? Seria um orfanato? Eles não te escolha? Porque eles não tentaram fugir??

Fiquei com muitas dúvidas, alguém mais assistiu, entendeu??

You Might Also Like

44 comentários

  1. Oi Dri,ainda não tive a oportunidade de ver,mas confesso que alguns filmes deixam a desejar,não é mesmo?
    E burra que nada,é quem faz o filme que deveria ser chamado assim,nosso isso me deixa loucaaa!
    Meu marido as vezes me fala,mas vc não entendeu?
    E eu as vezes digo que entendi só pra não parecer louca,kkkk!
    Tenha um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  2. bom dia Dri!!!
    Que filme esquisito, já pensou se isso vira moda!! que loucura, nascer para salvar a vida de outra pessoa?? Uma vez assisti um filme que os pais tiveram outro filho para poder doar algo não lembro o que, para o outro filho, nossa, foi muito triste, uma loucura!!
    Doar por doar tudo bem, mas nascer para salvar outra vida deve ser realmente horrível!!
    tenha um ótimo dia!!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Dri, eu já assisti e detestei.
    Filme sem pé nem cabeça, tem muitos filmes de ficção que eu adoro, mas esse não gostei não...

    Bj, Jaque

    ResponderExcluir
  4. Oi Dri, tambem assisti no domingo a tarde e pelo que entendi é o seguinte: trata-se de um programa do governo onde essas crianças são clones de pessoas que fazem parte da "escória da sociedade", como eles dizem no filme, prostitutas, presidiarios, etc. Foram geradas apenas com a finalidade de se tornarem doadores de órgãos para pessoas que precisam. Sendo clones de pessoas assim, subentende-se que ninguém jamais reclamaria sua guarda, ou coisa assim. Não tem familia, devem manter-se saudaveis e esperar pelas doações. Algumas aguentam uma, outras duas, outras tres doaçoes e depois morrem. Acho que trata-se de um alerta a respeito da ética com que esse assunto deve ser tratado. Já pensou que desumano fazer uma coisa dessas. mesmo sendo um clone, trata-se de uma pessoa que ama, tem sonhos, planos mas não tem o direito de exerce-los. O filme é fraquinho, me deixou com varias duvidas, por exemplo: como não engravidam??? Mas, a mensagem final até que é boa, faz refletir. Um beijão!!

    ResponderExcluir
  5. Dri, obrigada pelo comentário! seja sempre bem vinda! Estou fazendo um sorteio no blog, deixa um comentário e participe! bjs

    ResponderExcluir
  6. Bom, pela explicação da Giovana nos comentários acima, realmente é um apelo interessante, mas não deixar isso claro no filme e ficarmos com aquela cara de "é isso?", é terrível!
    Eu já assisti vários filmes em que me senti boba, por não ver nada demais kkkk

    Nunca ouvi falar desse filme... Mas nem vou ver kkk

    Beijos Beijos
    Ara
    @maoslindas

    ResponderExcluir
  7. Dri, não vi e nem quero...rs!! Achei a história meio aterrorizante...aff!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Não assisti, mas parece uma boa dica!
    www.portalcascudeando.blog.com

    ResponderExcluir
  9. Ainda não ví, tô me familiarizando com a vida de mãe!

    ResponderExcluir
  10. onde posso encontrar esse filme? Ás vezes, os filmes subestimam nossa inteligência mas você não é burra não! O autor é que não conseguiu passar sua mensagem de um assunto muito importante como doação de órgãos mas também não desse jeito, as pessoas serem criadas para isso! é um ato de amor! Trabalhei durante 2 anos com transplante e vi cada coisa! mas vou tentar ver esse filme!
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu concordo com a Giovana. Vi faz alguns meses, no cinema rsrrsrs imaginou? Mas é um filme que fala de amizade, de amor, de não perder tempo com coisas bobas porque a vida é curta... quando o filme acabou eu fiquei pensando no quanto somos abençoados por termos livre arbitrio e no quanto perdermos tempo com picuinhas que não nos levam à nada de bom!!!

    bjs

    brechoparaquemechic@bol.com.br

    ResponderExcluir
  12. Tem um filme que trata sobre o assunto, mas que pelo que li aqui parece ser mais interessante, chama-se : A ilha, se puder assistam, pq é bem legal!

    ResponderExcluir
  13. Olá!!!
    Realmente é um filme que me fez ficar uns 5 minutos parado só pensando no que passou!!
    Sim, os personagens são clones, criados apenas para serem doadores de órgãos!

    No começo do filme, aparece em texto que a expectativa de vida havia aumentado para 100 anos, devido à tecnologia. Pois bem, a "tecnoligia" nada mais é do que trocar os órgãos que estão ruim, pelo de pessoas saudáveis (lembrem-se que na escola eles são bem rigidos quanto a exercicios e alimentação, para estarem todos saudáveis).

    Mas acho que depende muito de como cada um reage à este filme; uns aceitam como triste o fato do filme não ter um "final feliz", porém outros aceitam como uma lição, pois os jovens aceitam o seu destino de doadores e curtem a vida normalmente.

    o título do filme é por causa da música que ela ouve no cassete que ganhou do Tommy.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite...

    Assisti o filme, e tb confesso que fiquei perdido e tb com mtas duvidas... assim apelei para o google, que tem mtas explicações e críticas interessantes... o filme é bem complexo e engloba mtos temas ao mesmo tempo... egoismo, solidão, medicina, persectiva de vida... As crianças na realidade são clones, fato que pode ser pouco entendido na parte que a garota procura o seu 'original' e não encontra... as crianças são geradas para a doação de orgãos, e a preocupação maior de clones é a "ausencia" de almas, fato explicado pela galeria de artes... garantir que estão gerando clones realmente humanos... assim, a gde evolução da medicina, tratar doenças com transplantes, acaba trazendo uma medicina retrograda e falsamente evolutiva... as crianças não questionam, pois foram criadas assim... Além disso tudo o autor mistura sentimentos de egoismo da garota que namora o garoto por anos, e tb solidão da menina apaixonada que finaliza o filme com solidão... resumindo ... uma verdadeira salada... é um filme para poucos, devido seu alto grau de complexidade, e segue a linha dos adoradores de filme alternativo... assim, se for assistir, assista o filme com mente aberta procurando enxergar mto além do que o filme mostra, pois nada é explícito... se não gostou? vai ver lagoa azul na sessão da tarde que vc ganha mais... rs

    ResponderExcluir
  15. Leia o livro, é bem mais explicativo.

    ResponderExcluir
  16. A temática é bem complexa, mas o filme é bem fácil de entender! É bem como a Giovana explicou, só faltou a explicação de pq não engravidam. Isto não foi explicado no filme, mas é bem fácil concluir que os clones foram fabricados estéreis, pois, além de uma gravidez comprometer o corpo feminino, como lidar com o sentimento entre mãe e filho? E para quem tem tecnologia para manipular DNA, nada mais fácil que fazê-los estéreis! Um filme muito bom, com uma bela mensagem! E agora um conselho, antes de locar um filme, leiam a sinopse, que é um resumo do conteúdo do filme e se encontra na parte de trás da caixinha! Se acharem que o filme é muito complicado, escolham outro, mais simples de entender, mas por favor, evitem vir aqui dizer que um filme é ruim só pq não conseguiram entendê-lo!

    ResponderExcluir
  17. A temática é bem complexa, mas o filme é bem fácil de entender! É bem como a Giovana explicou, só faltou a explicação de pq não engravidam. Isto não foi explicado no filme, mas é bem fácil concluir que os clones foram fabricados estéreis, pois, além de uma gravidez comprometer o corpo feminino, como lidar com o sentimento entre mãe e filho? E para quem tem tecnologia para manipular DNA, nada mais fácil que fazê-los estéreis! Um filme muito bom, com uma bela mensagem! E agora um conselho, antes de locar um filme, leiam a sinopse, que é um resumo do conteúdo do filme e se encontra na parte de trás da caixinha! Se acharem que o filme é muito complicado, escolham outro, mais simples de entender, mas por favor, evitem vir aqui dizer que um filme é ruim só pq não conseguiram entendê-lo!

    ResponderExcluir
  18. Esse filme me deixou muito triste pois essas pessoas não poderem escolherem seus próprios destinos, já está tudo decidido sobre a vida deles, pois são seres humanos que tem alma , amam ,choram etc, teriam que ter direito a escolher o que fazer com os seus orgãos sinceramente eu não gostei desse filme, pois só Deus é o dono da vida e da morte e só ele para decidir o destino das pessoas.

    ResponderExcluir
  19. O fato de não concordarem com o desfecho ou não entenderem a mensagem,não quer dizer que o filme não é bom. O autor soube solucionar muito bem as questões apresentadas aqui, não deixou fios soltos, o problema consiste em esperar tudo "mastigado" e não estar acostumado a pensar, sugiro um gênero mais superficial como uma comédia romântica. Não subestimem o filme, ele levanta uma temática capaz de fazer refletir qualquer um que se dispõe a entendê-lo.

    ResponderExcluir
  20. Assisti ao filme ontem e concordo plenamente com os comentários de Giovana.

    Gostei do filme, apesar de achar triste e ver alguns pontos falhos na trama.

    Aprovei.

    ResponderExcluir
  21. Só pelo trailer do filme já da pra entender que são crianças criadas para servirem de doadores de orgãos e que vivem nesse internato
    e a hitória é sobre um triangulo amoroso que acontece nesse meio, um amor impossivel, pois todos estão condenados a morte
    um filme para refletir, comm um conteúdo muito melhor que muitos filmes de hoje em dia...

    ResponderExcluir
  22. Só pelo trailer do filme já da pra entender que são crianças criadas para servirem de doadores de orgãos e que vivem nesse internato
    e a hitória é sobre um triangulo amoroso que acontece nesse meio, um amor impossivel, pois todos estão condenados a morte
    um filme para refletir, comm um conteúdo muito melhor que muitos filmes de hoje em dia...

    ResponderExcluir
  23. Só me fez pensar uma coisa: em um mundo onde milhares de seres humanos serviram de cobaia principalmente nos campos de concentração nazistas, e posteriormente para outros Governos, não seria nada impossível que isso acontecesse, ou tivesse ocorrido...

    ResponderExcluir
  24. Esse filme é MARAVILHOSO e nada difícil de entender, toca no coração de qualquer ser humano pois fala de amor, amizade e que todos nós clones ou não temos sentimentos e merecemos viver...é lindo ver o casal que se ama lutando pela vida, pois no mundo tem tanta gente que não da valor nenhum para ela!!

    ResponderExcluir
  25. Desculpe, mas acho que você está acostumada demais com filmes abobados, que estão sobrando em Hollywood. O filme é espetacular e nos faz pensar "será que nós brasileiros, por exemplo, não estamos aceitando toda a corrupção a nossa volta e não fazendo nada a respeito, assim como os personagem da história?"

    Esse filme f baseado no livro "Never Let Me Go", de Kazuo Ishiguro. Considerado o melhor livro da década.
    Foi eleito pela revista Time um dos melhores filmes de 2010.

    Assista de novo com uma nova perspectiva.

    ResponderExcluir
  26. Fiquei completamente apaixonada pelo filme e, buscando comentários sobre ele, achei esse blog. O filme é fantástico, fala de amor, amizade, respeito ao próximo... Fala sobre superar nossas inseguranças em busca da felicidade, sobre não deixar as oportunidades passarem. O fundo do filme é uma temática atual e que deve ser questionada desde já. Achei super coerente. Filme maravilhoso! Quero ver mais vezes!

    ResponderExcluir
  27. é um filme triste do inicio ao fim,
    contagiando quem assiste.
    após 10 anos há um reencontro entre os personagens kat e tommy,
    o q desperta um sentimento de esperança pra quem está a ver.
    Então descobrimos q não há e nunca haverá adiantamento,
    a vida acaba ali para tommy,
    e acabará duas semanas mais tarde para kat.
    O filme faz mostra q um amor de infancia pode ser muutas vezes
    verdadeiro, e quão trisre é saber q o seu destino será a Morte.

    ResponderExcluir
  28. Acabei de ver o filme. É triste pensar que seres humanos que nascem em um ambiente democrático e são livres, e tem uma vida consideradamente longa, façam dela um verdadeiro espaço tempo nostálgico e entediante. Há pessoas que tem a capacidade de cometer um suicídio, ou de tirar a vida de uma outra, ou cometer atos que matará pessoas indiretamente. No filme, é mostrado que seres humanos (apesar de clones têm sentimentos) mesmo sabendo que viverão pouco, são capazes de arriscar um amor e uma amizade. Mesmo sabendo que isso irá doer, irá machucar, pois muito cedo o amor será encerrado, sem poderem desfrutar de tudo o que amor pode proporcionar, ou de onde uma boa amizade pode te levar. O ser humano de hoje, mesmo tendo essas possibilidades joga sua vida na lata do lixo e pensa ter mesmo uma vida longa, porém quando menos se espera, a vida já passou e está chegando ao fim. E ai? O que você fez? Qual o seu legado para o mundo? Qual a intensidade do amor que você viveu? Você conheceu o mundo? Nós não nos diferenciamos em nada das personagens do filme, apenas vivemos alguns anos a mais, porém por imaginarmos que nossa estadia no mundo seja grande, deixamos de viver bons momentos e não aproveitamos a vida.

    ResponderExcluir
  29. A mim pareceu uma crítica do autor do livro, sobre como nos resignamos aos acontecimentos da vida, mesmo os que poderão nos levar á morte...enfim...

    ResponderExcluir
  30. El filme es una ficcion....humana.Es la condicion del ser humano,donde hay esclavos y hay señores.Se puede aplicar al campo de las donaciones o a cualquier otro campo de la vida. El que nace esclavo,no puede librarse. Estos utlizan tus organos, los empresarios explotan tu fuerza de trabajo....y asi miles de situaciones de dependecia humana.Es una denuncia de la esclavitud del ser humano, y nunca puedes librate

    ResponderExcluir
  31. Luiz Valente, perfeito seu comentário, o filme na verdade nos leva a refletir sobre a vida,ser humano, enfim... vale a pena?

    ResponderExcluir
  32. Destestei o filme, isso só parece mais uma oficialização do que já acontece na realidade, mas o pq de uma escola preparar crianças para esse triste fim é terrível e eles nem tentarem fugir, mudar de nome escapar da morte certa.

    ResponderExcluir
  33. Foi um dos piores filmes que assisti, justamente porque no início têm-se a impressão que é um bom filme, pela fotografia, pelos atores , e então vc aposta. Mas quando vc percebe que no filme ninguém questiona ou se revolta pela sua situação, ou mesmo, engravida, começa a achar estranho e esperar algo inteligente que explique isso mais pra frente, e nada acontece, só a fatalidade certa. O final então, é de querer clonar o diretor e mandar os dois para o filme dele. No final ele teria a chance de dar uma "melhoradinha " no filme se os dois personagens fugissem ou mesmo se eles entrassem no mar e se afogassem , a fim de dar a idéia de que finalmente se rebelaram contra aquela exploração. Mas não, eles voltam feito idiotas e doam os órgãos que lhe restam. Considero esse filme tão medíocre e tão nocivo quanto alguns de violência gratuita, justamente por se enrustido.

    ResponderExcluir
  34. Pelo que eu entendi eles eram clones da minoria social como ladrões, prostitutas, assassinos, estupradores, etc.

    ResponderExcluir
  35. Pra quem não entendeu, eles são clones criados para doar os orgãos

    ResponderExcluir
  36. Assisti e achei horrível, também pensei por que eles tem se sacrificar para salvar a vida de outras pessoas, não existe a possibilidade de fuga e como é mesquinho serem criados para doarem órgãos e ver um ser humano normal se definhar. Realmente não gostei do filme, talvez meu intelecto não tenha me permitido ver além.

    ResponderExcluir
  37. Assisti ontem e achei horrível, não vejo por que pesssoas tenha que ser criadas com essa finalidade, torna o ato da doação uma coisa monstruosa e mesquinha. Ver seres humanos se definhando com a obrigação de perderem suas vidas somente com o propósito de salvar outras não tem lógica. E por que aceitam de forma tão resignadas, aquilo não mostra o homem de verdade, desde que o mundo é mundo o homem sempre se rebela as coisas que não o satisfas. Talvez meu intelecto não tenha me permitido ver além, mas realmente não gostei desse filme.

    ResponderExcluir
  38. Olha só... sei que esse post é antigo, mas estava procurando críticas sobre o filme e vi esta página.
    Acho que algumas pessoas não entenderam coisas que ficaram bem sutis no filme:
    essas crianças foram CLONADAS. Dessa forma, não podem ter pais ou parentes. Simplesmente são produtos de laboratórios, de células de pessoas desconhecidas. Provavelmente essas pessoas desconhecidas, são, como alguém comentou abaixo, pessoas marginalizadas socialmente falando.
    E é ai que vem a discussão: o quanto essas pessoas estariam "abaixo" daquelas à que vão servir esses órgãos?
    E saiba, esse já é um tema debatido no mundo científico...: a criação de clones para doação de órgãos.
    Parece que essa é a idéia que o filme traz.
    Realmente tem que tem "feeling" pra ver esse filme. Não dá pra ver já com vontade de desistir. E ainda tem que aguentar toda melancolia trazida.
    Tem que se gostar de "tipos dramáticos". Porque esse autor apostou numa boa dose de tristeza e conformismo. Realmente nos instiga a pensar: Por que eles não lutam pra mudar isso? Isso não é explicado, realmente. Eles foram criados para um fim e ponto. O filme não nos dá opção de achar que poderiam mudar essa realidade triste.
    Todas as críticas que li foram positivas... e particularmente, ADOREI o filme! =) Só é triste, mas é muito bom.

    ResponderExcluir
  39. Olha só... sei que esse post é antigo, mas estava procurando críticas sobre o filme e vi esta página.
    Acho que algumas pessoas não entenderam coisas que ficaram bem sutis no filme:
    essas crianças foram CLONADAS. Dessa forma, não podem ter pais ou parentes. Simplesmente são produtos de laboratórios, de células de pessoas desconhecidas. Provavelmente essas pessoas desconhecidas, são, como alguém comentou abaixo, pessoas marginalizadas socialmente falando.
    E é ai que vem a discussão: o quanto essas pessoas estariam "abaixo" daquelas à que vão servir esses órgãos?
    E saiba, esse já é um tema debatido no mundo científico...: a criação de clones para doação de órgãos.
    Parece que essa é a idéia que o filme traz.
    Realmente tem que tem "feeling" pra ver esse filme. Não dá pra ver já com vontade de desistir. E ainda tem que aguentar toda melancolia trazida.
    Tem que se gostar de "tipos dramáticos". Porque esse autor apostou numa boa dose de tristeza e conformismo. Realmente nos instiga a pensar: Por que eles não lutam pra mudar isso? Isso não é explicado, realmente. Eles foram criados para um fim e ponto. O filme não nos dá opção de achar que poderiam mudar essa realidade triste.
    Todas as críticas que li foram positivas... e particularmente, ADOREI o filme! =) Só é triste, mas é muito bom.

    ResponderExcluir
  40. >(cont) E alguém ali disse algo corretíssimo: é uma analogia à escravidão, por exemplo, ao holocausto.. e à todos os eventos históricos em que pessoas consideradas inferiores 'serviram' às "superiores".
    gente, esse filme é riquíssimo de idéias, se pararem para rever e refletir a temática, virão que é um tema atual e que será muito debatido ainda! Beijos!

    ResponderExcluir
  41. Foi um dos filmes mais interessantes e tristes que já vi. A história é emocionante e nos faz refletir sobre os mais profundos valores da humanidade. Coloca em foco diversos aspectos como o preconceito e a mania humana de querer escravizar criaturas para sua sobrevivência e conforto. O filme,na minha humilde opinião é um tapa na cara da sociedade e uma forma de nos fazer pensar e refletir sobre o sofrimento alheio e sobre o mal que muitas vezes causamos a outras pessoas fazendo certas escolhas. Acredito que o mundo só será melhor no dia em que nos importarmos com o sofrimento alheio e repensarmos nossas escolhas e atitudes.

    Abs,

    Ivana

    ResponderExcluir
  42. Oi Dri, vi o filme e sempre que passa em tv paga Eu vejo, pois cada vez entendo um pouco melhor. Pelo que entendi, eles são criados a partir de celular retiradas do cordão umbilical, fecundados em ovulos de mãe de aluguel. Essa instituição é mantida por pessoas de alto padrão financeiro, para em caso de doenças que requeiram um transplante, esses seres sejam doadores. Uns morrem na primeira doação, é a forma que eles encontram de não passarem novamente por essa experiencia, outros fazem as tais doações, até não haver mais o que tirar. Ainda assim, ao morrerem eles tem a pela retiradas, para a mesma finalidade, doações. Eu acredito que se alguém teve a ideia de fazer um filme com esse tema, é pq esse galo ja cantou em algum lugar, só não sabemos e não vamos saber, onde. Grande abraço, excelente materia.

    ResponderExcluir
  43. Eles, não tem para onde ír ou fazer o que, pois não tem identidades, para irei a lugar algum. Ao conteram a historia a algúem, seriam tidos por loucos, ja que o tal laboratório não existe, para a população, autoridades ou sociedades, até pq fica uma pergunta que não quer calar. Quem seria as pessoas abastadas com interesse em manter o silencio? O proprio governo? Sim, pq não. Assim sendo para onde ír? Se alguém lembrar, eles bem que tentaram, por acreditar que havia uma chance, se eles se apaixonassem, pelo menos começariam as doações mais tarde, apos viverem parte do seu amor, contudo essa possibilidade jamais aconteceu e não deixariam acontecer. Pois se criariam familias, com pais, mães e tudo mais constituido por uma sociedade, o que acabaria com o programa de doações para os Barões, senhores do poder. Descukpem se me alonguei, é que o filme com bem dito acima, é riquissimo. Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  44. Odiei este filme. Comecei a ver sem saber onde ia dar e me arrependi. Nem agentei ver o finalzinho de tão triste que estava sendo e fui dormir super impressionada tentando não pensar nesse filme. Jamais veria isso novamente!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião

Facebook:

Instagram

Page views