Gonçalves, um lindo lugar!

06:00



Gonçalves é um lugar com muitas cachoeiras para se refrescar e mirantes para apreciar a vista.

A região do sul de Minas Gerais é cada vez mais conhecida pelo grande número de cachoeiras e pequenas quedas d’água que descem as encostas das montanhas da Serra da Mantiqueira. A cidade de Gonçalves está situada nesta região mineira, bem próximo à divisa com o estado de São Paulo, um polo turístico com restaurantes e pousadas bem estruturadas, que atraem milhares de visitantes durante o ano inteiro.


Localizada a apenas 2 quilômetros do centro de Gonçalves, o turista já encontra três das mais belas quedas d’água da região. A primeira queda d’água avistada, viajando do centro da cidade para o interior, é Cachoeira do Retiro, que apesar de estar rodeada de pousadas, apresenta boas condições para banho.



Um pouco mais acima no mesmo rio, está situada a Cachoeira das Sete Quedas, com 7 metros de altura, também tem piscina natural de água cristalina, rodeada de muitas árvores nativas num ambiente bucólico. Também apresenta águas limpas para banho. A propriedade é particular e está a aberta para visitação somente em fins de semana.



Bem próximo das Sete Quedas está a Cachoeira do Simão. A linda quedas d’água, com 6 metros de altura e piscina natural limpa e própria para banho. Na frente na cachoeira do Simão está situado o Restaurante Le Gourmet Bistrot, um dos mais charmosos da região.
Outra queda d’água que vale a visitação é a cachoeira do Cruzeiro, com 10 metros de altura, localizada bem próximo a Cachoeira do Retiro e cercada por um bosque de araucárias. A cachoeira dos Henriques está localizada um pouco mais longe do centro de Gonçalves, no bairro dos Martins. No local há um grande espaço aberto e piscina natural ótima para banhos refrescantes.





Além de muitas apresentar muitas cachoeiras, Gonçalves também é um lugar onde existem muitas formações rochosas com a possibilidade de subir nos mirantes para apreciar as vistas panorâmicas. O turista pode escolher pela Pedra do Forno, Pedra Chanfrada ou Pedra de São Domingos, todas com vista para as montanhas da Serra da Mantiqueira. Para chegar até o topo das pedras é necessário percorrer trilhas no meio da mata, por isso indicamos contratar um guia turístico local.

Para chegar até Gonçalves, partindo de São Paulo ou Rio de Janeiro, basta seguir pela Rodovia Dutra ou Aryrton Senna – Carvalho Pinto e depois subir a serra sentido Campos do Jordão. Entrar para Santo Antonio do Pinhal e continuar seguindo em direção ao sul de Minas Gerais até chegar na saída para a serrinha de Gonçalves. 



Para mais informações sobre passeios na região entre em contato com a agência de ecoturismo Tribo da Montanha pelos telefones: (35) 3654 1172 e (35) 9993 2875. Para saber mais informações de outras cachoeiras e mirantes da região acesse o site do Roteiro de Turismo


You Might Also Like

2 comentários

  1. Estas aí deve dar uma Paz enorme.
    Precisava mesmo de uns dias assim num local desses.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Dri, nossa q lugar lindo,eu ñ gosto de cachoeiras pra me banhar ñ,não gosto da aguá gelada e morroo de medo de ter cobra, rsrsrsr mas acho lindoo demais sempre q vou a Nova Friburgo visito as cachoeiras de lá.Fico babando na paísagem. bjinhooosss

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião

Facebook:

Instagram

Page views