Um dia gourmet e sem cáries!

10:00

Essa semana me senti um tanto "Master Chef" participando de uma brincadeira super gostosa que a Colgate nos proporcionou.


Foi um evento onde pudemos preparar brigadeiros Gourmets com uma chef de cozinha super bacana. E rolou competição, por isso disse tipo Master Chef, rsrs.

O objetivo era apresentar o lançamento da Colgate. O creme dental Colgate Máxima Proteção Contra Cáries Mais NeutrAçúcar, por isso a brincadeira com os brigadeiros.

Para falar um pouco sobre cáries, tive muitas rsrs, sério! Algumas pessoas levantaram as mãos lá e disseram que nunca tiveram, mas pra mim sempre foi um problema. E a gente desde criança acreditava que a cárie era um bichinho que ia crescendo e acabando com os dentes. Mas não! A cárie é uma bactéria!

Pois é, e com uma explicação um pouco mais detalhada vemos que:

 A cárie se forma a partir da placa bacteriana que converte o açúcar dos alimentos e bebidas ingeridos em ácidos que diminuem o pH do meio bucal. Dentro deste cenário, os ácidos desmineralizam o esmalte do dente, dando espaço para a formação de cavidades, mais conhecidas como “lesões de cárie”. Atualmente, em torno de 60%-90% das crianças em idade escolar, além da maioria dos adultos, sofrem com a doença, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

E então, muitas pessoas deixam de comer doces por medo, mas....

 ...esse pensamento está errado. O açúcar está presente em quase todos os tipos de alimentos, como frutas, uma simples macarronada e até carnes. Isso porque a maioria dos alimentos possui açúcares que podem ser convertidos em ácidos que atacam o esmalte dos dentes.
consumo de açúcar tem crescido consideravelmente, pois além da massiva presença em todos os tipos de alimento, muitos médicos recomendam uma alimentação com intervalo de três em três horas, o que aumenta o número de desafios ácidos diários. “Éimprescindível manter uma higiene bucal adequada, escovando corretamente os dentes após todas as refeições, a fim de remover os restos de alimentos e a placa bacteriana para evitar o processo de desmineralização do dente”, explica Livia Tenuta, professora de Bioquímica e Cariologia da Unicamp e membro da ACFF – Aliança para um Futuro Livre de Cárie.

E o que a Colgate preparou com essa  novidade é que....


Graças a essa tecnologia, o creme dental Colgate Máxima Proteção Anticáries Mais NeutrAçúcarTM proporciona a remineralização do dente quatro vezes mais comparado a um creme dental apenas fluoretado1. Além disso, o produto reduz em 20% o aparecimento de novas lesões de cárie2 e pode reverter quase duas vezes mais as lesões iniciais³.
“Essa tecnologia contribui no combate a doença crônica mais comum do planeta que, apesar de ser considerado de baixa relevância, pode trazer problemas sérios na vida de uma pessoa. Colgate Máxima Proteção Anticáries Mais NeutrAçúcarTM”, afirma Patricia Bella Costa, Diretora de Relações Profissionais da Colgate-Palmolive.

1Resultado de um estudo de remineralização em comparação a um creme dental apenas fluoretado, ambos com 1.450 ppm de flúor
2Resultado de um estudo clínico de 2 anos comparando um creme dental apenas fluoretado, ambos com 1.450 ppm de flúor


Agora que já sabemos disso e estamos seguros quanto às cáries, vamos aos brigadeiros :D

Preparamos brigadeiro com recheio de bolo de cenoura, recheio de brownie e de leite ninho com recheio de Nutella. Fizemos duplas e trabalhamos bem, mas o negócio foi acirrado. Sendo assim, não ganhamos.rsrsrs
Mas só a participação de estar em uma cozinha de culinária e saber desses detalhes sobre a saúde bucal já valeram muito a pena ;)



Estúdio Chef foi o local da nossa super aula


Pesando os brigadeiros, cada um tinha que ter 20g, nem mais nem menos rs

Olha que lindinhos ficaram :)

Sim, eu que fiz esses!


You Might Also Like

0 comentários

Deixe sua opinião

Facebook:

Instagram

Page views