Cafés especiais: como prepará-los em casa

08:30



Vocês sabem que sou a louca do café?rsrs
Se não tiver café, minha cabeça dói!
Eu e Alezão tomamos muitas vezes depois das 22h quando chegamos da facu, e claro dormimos igual pedra depois kkk, por aqui o café não nos tira sono não.

Recebi essas dicas de como preparar cafés especiais em casa, e claro, não poderia deixar de dividir com vocês, bora aprender mais?

O consumo de cafés especiais no Brasil cresce em média 25% ao ano, isso porque o brasileiro está cada vez mais exigente no que diz respeito a café e muitos sabem a diferença entre o café especial e o café tradicional. O consumo deste tipo de bebida ultrapassou as paredes das cafeterias e já está substituindo o café tradicional nas casas de muitos brasileiros.

Por se tratar de uma bebida especial assim como o nome, para prepará-lo é necessário alguns cuidados para se obter o melhor sabor do produto. Por isso a franquia Empório Mineiro Cherin Bão separou 6 dicas de ouro para o preparo do café especial em casa, veja:

1- Ponto da Água:  Caso não tenha um equipamento que meça a temperatura da água e utilizar o bule, tenha atenção pois a água não pode ferver. O ponto correto é quando a água começar a liberar bolhas no fundo. Caso abra fervura, tire do fogo e aguarde em torno de 3 minutos para baixar a temperatura.

2- Utilize coador de papel: Hoje existem coadores específicos para cafés especiais, caso não tenha disponibilidade, utilize o comum. A dica é antes de colocar o pó, despejar um pouco de água quente para lavar o filtro. Filtros comuns podem liberar resíduo ou alterar o gosto do café, com essa dica você conseguirá um bebida com o sabor e aroma mais puro possível. NÃO USE COADOR DE PANO.

3- Não colocar açúcar: Muitas pessoas costumam misturar açúcar na água, ou até mesmo no pó, para o preparo de cafés especiais isto não deve ser feito. Eles já possuem um grau de doçura que para alguns paladares já é suficiente. Caso prefira mesmo assim colocar açúcar ou adoçante, coloque somente na xícara.

4- Conserve o café na própria embalagem: Cafés especiais são acondicionados em embalagens específicas, possuem uma válvula que retira o oxigênio da embalagem, evitando assim a oxidação do pó.

5- Café moído na hora:  Dê preferência a comprar cafés especiais em grãos, mas caso não tenha o moedor em casa, procure comprar o produto em cafeterias que façam a moagem do grão na hora para você.

6- Quantidade de pó: Para obter uma bebida saborosa, a proporção deve ser de 10% de pó ou seja para 100 ml deverá utilizar 10 gramas de pó.

Outro detalhe: essas dicas são para o café especial coado, sendo assim, ao pedir para moer o grão explique que deseja a moagem para esta finalidade. Isto é importante, pois existem outras formas de preparos como Expresso, French Press, Aeropress entre outros que demandam moagens específicas. Cada preparo ressalta características diferentes do café, e sem dúvida tem o seu charme.



You Might Also Like

0 comentários

Deixe sua opinião

Facebook:

Instagram

Page views