Dicas para seu churrasco ser um sucesso!

08:30


Nada mais gostoso do que reunir quem a gente gosta para comer bem. Curtir um bom churrasco com amigos e família é um dos programas preferidos do brasileiro. A combinação cerveja gelada + churrasco + futebol é um clássico que nunca sai de moda.

No entanto, oferecer um evento perfeito, com a quantidade de picanha certa, no ponto ideal, bem temperado e com todos os complementos necessários, ainda é um desafio para muitos anfitriões. Se você deseja se tornar um churrasqueiro ou churrasqueira de mão cheia, confira algumas dicas que vão surpreender seus convidados.

Dicas para um churrasco perfeito:


    Escolhendo a carne

 O primeiro passo é saber escolher muito bem as carnes. O churrasco perfeito precisa de carnes macias e avermelhadas, com marmoreio (fibras brancas na superfície da peça). A compra deve ser realizada com antecedência, no estabelecimento comercial de sua confiança, para evitar comprar com pressa e sem examinar com cuidado as carnes. Dê preferência para carnes de animais jovens. Os tipos mais recomendados são: picanha, fraldinha, contrafilé, alcatra e maminha.

    Quantidade ideal

 A quantidade ideal de carne também é uma dúvida frequente: como evitar gafes do tipo “acabou a carne, pessoal” ou um desperdício? A média por pessoa costuma ser de 350 g de carne, porém, nem todas comem carne vermelha ou porco (há quem prefira somente frango e peixe). Para não errar na quantidade, você pode calcular no churrascômetro de acordo com o faixa etária, gênero e tipos de carne. Lembre-se de que o churrasco é feito também com outros complementos : arroz, farofa, salada, o famoso pão de alho e outros. Por isso, capriche nos acompanhamentos!


    Preparando a churrasqueira

 Para manter o fogo aceso e preparar seu churrasco com segurança, utilize carvão de eucalipto, que queima por mais tempo. Utilize apenas álcool gel para acender a churrasqueira. Gasolina, querosene e outros produtos oferecem riscos de explosão. Para espalhar o carvão, use um espeto. Assim que a carne apresentar uma espécie de suco, é hora de virá-la.  Para impedir que a carne fique ressecada, o ideal é que o espeto fique a aproximadamente 40 centímetros do fogo. Para temperar, utilize somente sal grosso.

    Regras básicas para o preparo

 O churrasco envolve diversas etapas. Por isso, é preciso que o churrasqueiro respeite algumas regras básicas, como jamais furar a carne e virar o bife apenas uma vez. Além disso, é preciso ter paciência e aguardar o braseiro ficar no ponto ideal. Antes de cortar para servir,  espere por cerca de cinco minutos.

You Might Also Like

0 comentários

Deixe sua opinião

Facebook:

Instagram

Page views