Biblioteca mundial digital

00:00

 Sem dúvidas de grande utilidade para todos !!





 
Já está disponível na Internet, através do site  www.wdl.org

Reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos e explica em sete idiomas as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta.

Tem, sobretudo, caráter patrimonial" , antecipou em LA NACION Abdelaziz Abid, coordenador do projecto impulsionado pela UNESCO e outras 32 instituições. A BDM não oferecerá documentos correntes, a não ser "com valor de  patrimônio, que permitirão apreciar e conhecer melhor as culturas do mundo em idiomas diferentes: árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português. Mas há documentos em linha em mais de 50 idiomas".

Entre os documentos mais antigos há alguns códices precolombianos, graças à contribuição do México, e os primeiros mapas da América, desenhados por Diego Gutiérrez para o rei de Espanha em 1562", explicou Abid.

Os tesouros incluem o Hyakumanto darani , um documento em japonês publicado no ano 764 e considerado o primeiro texto impresso da história; um relato dos azetecas que constitui a primeira menção do Menino Jesus no Novo Mundo; trabalhos de cientistas árabes desvelando o mistério da álgebra; ossos utilizados como oráculos e esteiras chinesas; a Bíblia de Gutenberg; antigas fotos latino-americanas da
Biblioteca Nacional do Brasil e a célebre Bíblia do Diabo, do século XIII, da Biblioteca Nacional da Suécia.

Fácil de navegar:

Cada jóia da cultura universal aparece acompanhada de uma breve explicação do seu conteúdo e seu significado. Os documentos foram passados por scanners e incorporados no seu idioma original, mas as explicações aparecem em sete línguas, entre elas O PORTUGUÊS. A biblioteca começa com 1200 documentos, mas foi pensada para receber um número ilimitado de textos, gravados, mapas, fotografias e ilustrações.
O acesso é gratuito e os usuários podem ingressar directamente pela Web, sem necessidade de se registrarem.

Permite ao internauta orientar a sua busca por épocas, zonas geográficas, tipo de documento e instituição. O sistema propõe as explicações em sete idiomas (árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português), embora os originas existam na sua língua original.

Desse modo, é possível, por exemplo, estudar em detalhe o Evangelho de São Mateus traduzido em aleutiano pelo missionário russo Ioann Veniamiov, em 1840. Com um simples clique, podem-se passar as páginas um livro, aproximar ou afastar os textos e movê-los em todos os sentidos. A excelente definição das imagens permite uma leitura cômoda e minuciosa.

Entre as jóias que contem no momento a BDM está a Declaração de Independência dos Estados Unidos, assim como as Constituições de numerosos países; um texto japonês do século XVI considerado a primeira impressão da história; o jornal de um estudioso veneziano que acompanhou Fernão de Magalhães na sua viagem ao redor do mundo; o original das "Fábulas" de Lafontaine, o primeiro livro publicado nas Filipinas em espanhol e tagalog, a Bíblia de Gutemberg, e umas pinturas rupestres africanas que datam de 8.000 A.C.

Duas regiões do mundo estão particularmente bem representadas:

América Latina e Médio Oriente. Isso deve-se à activa participação da Biblioteca Nacional do Brasil, à biblioteca de Alexandria no Egipto e à Universidade Rei Abdulá da Arábia Saudita.

A estrutura da BDM foi decalcada do projecto de digitalização da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, que começou em 1991 e atualmente contém 11 milhões de documentos em linha.

Os seus responsáveis afirmam que a BDM está sobretudo destinada a investigadores, professores e alunos. Mas a importância que reveste desse síte vai muito além da incitação ao estudo das novas gerações que vivem num mundo audio-visual.

You Might Also Like

9 comentários

  1. Bom Dia, estou a procura de novos parceiros, e adc o banner de vocês em meu site: http://www.geralpromocao.com.br/ , avaliem e veem se vale a pena essa parceria, a todo caso o banner já está lá. :)

    Aceito Parceria apenas de link tb :).

    ResponderExcluir
  2. Ooooolha a Dri,utilidade pública,rapaz!
    Valeu,vou ratar por lá com certeza... Só não captei iççaki:"...isso deve-se à activa participação da Biblioteca Nacional do Brasil, à biblioteca de Alexandria no Egipto..." Será que tá tudo no português da terrinha? E, que Biblioteca de Alexandria será eçça? Será o fantasma da que a ignoreja católica destruiu? Ou será o nome só de sacanagem, pra homenagear a Fábula da Raposa e das Vinhas? Porque em muita "biblioteca" e "universidades"
    por aí, tá se entrando como burro gordo e se saindo como um asno magro;daí, pro jeitinho brasileiro e pro ás na manga rolarem,é só um pulo e um coice de mula!
    Mermaççim,tôindo láconfe rir. Tênquiz!

    P.S. Saudade de tu,
    de rir de verdade,
    depois eu volto...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Que ótima notícia! Vou lá conhecer! Como alguém já disse, Internet foi a maior invenção de todos os tempos, é como ter uma biblioteca dentro de casa.

    ResponderExcluir
  5. Ótima dica cultural.
    Kkkk
    Beijos do Alê e até apróxima.
    http://www.aturci.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Uhu Excelente dica!
    Com direito a brinde com champagne ao Brasil que se empenhou em contribuir com o projeto!
    bjokas
    http://karlinebatista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a sua postagem, Dri!

    É disso que o mundo precisa: mais cultura, mais cultura e mais cultura! Esse é o único caminho para se fugir da manipulação e cegueira políticas.

    Estou seguindo seu blog e levando o banner para o Dando Pitacos!

    Parabéns!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  8. Dri,

    vim aqui te deixar o link de um blog que conheci há pouco tempo, mas que ultimamente tem sido um dos que eu mais frequento, e que agora eu estou fazendo alguma coisa pra ajudar. A menina realmente tá passando por mals bocados por lá =/

    Se tu puder dar uma lida e divulgar, sei que vai ser ótimo, o teu blog é muito popular.

    Um beijo.

    http://princesasnodeserto.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. oi adorei o post muito bom mesmo estou te seguindo , abraços marcus http://misterprinter.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião

Facebook:

Instagram

Page views