Basta de gritaria!

06:00



Aqui em casa a gente tava gritando muito. E não posso dizer que eram só as crianças, eu também e meu marido idem. Só que chega uma hora que ninguém mais ouve ninguém e acaba todo mundo brigando, e não chegando a lugar algum já que ninguém consegue escutar ninguém.

Pensando nisso, eu mãe, esposa, dona de casa, e ex-trabalhadora, tive uma conversa séria com minhas crias. Primeiro chamei-os e sei lá o que eles pensaram, pq qdo eu disse que teria uma conversa séria com eles, Alezinho não conseguia parar de rir e Teté ficou mais branca que uma folha de papel.

Pois então conversei com eles bem calma, e disse que não estava certo a gente só gritar, e falar gritando, e etc... e não só eles, eu tb e meu marido tb. Apesar que o Alê é o que menos grita, mas em compensação tem voz de trovão.rs

Expliquei para eles que a partir de então quem gritasse seria privado de fazer algo que gostasse, como por ex. jogar no tablet, assistir ao programa preferido, entre outras coisas. Eles disseram que iriam fazer, e que iriam se comportar, da mesma forma que eu disse que não gritaria mais. (exceto em casos extremos.hehe)

No primeiro dia, Alezinho já chegou da escola perdendo o privilégio de jogar no tablet, e Teté de "dominar a tv da sala" naquele dia. Ela não chorou, e tb não gritou mais pelo resto do dia, falou normalmente, não fez manha, etc.... acho que até por ela ser maior entendeu melhor.

Agora Alezinho além de chorar profundamente, tb perdeu o privilégio de assistir futebol na tv (coisa que ele ama). Na hora de deitar disse para eles que queria ter uma nova conversa sobre o dia, e Alezinho já abriu o berreiro, mas sabe qdo a criança está sentida? Aquilo apertou meu coração, pq eu nunca havia cumprido com a palavra e não voltado atrás, confesso! Então conversei com ele com muito carinho, e expliquei que no próximo dia seria a mesma coisa se ele não se comportasse. Coração de mãe dói demais não é? Dormi bem chateada, mas no outro dia logo pela manhã os dois já acordaram bem dispostos a cumprir com a nova regra. E no segundo dia foi uma beleza total, como está sendo agora! Acrescentei para eles usar o computador por dia 30min. cada um, eles cumprem certinho, não fazem mais manha e nem estão gritando.

Acho que agi de maneira correta e eles estão entrando na linha e aprendendo a respeitar mais tudo o que é dito por aqui. Não vou dizer que eles são crianças que dão trabalho, seria mentira minha. Mas desde que parei de trabalhar acho que eles sairam um pouco da linha. Demorei 3 meses pra me tocar e começar a agilizar o que estava errado aqui em casa, e espero que continue assim, pois estou bem satisfeita com os resultados.

You Might Also Like

9 comentários

  1. Que legal que eles entenderam e entraram no clima rapidinho...as vezes aqui em casa também fica assim, mas eu percebo que sou mais eu que ponho tudo a perder ou que consigo fazer tudo melhorar. Porque quando eu estou estressada, cansada demais, e sem paciência eu acabo lidando com a situação sem aquele jogo de cintura que nós mães precisamos ter, sabe aquela coisa de conseguir tudo do filho (que ele escove os dentes, tome banho, coloque a roupa, faça tarefa, etc)sem precisar gritar e dar a de louca, só na base da conversa e da negociação. Enfim, aqui em casa eu percebo que depende mais de mim mesmo para que as coisas aconteçam sem estresse.
    Bom, pelo menos eu já admiti isso, é um começo né!? bjos

    ResponderExcluir
  2. Dri,

    Os filhos seguem mesmo o exemplo dos pais né? O fato de você mostrar que você e o marido também vão cumprir ajuda bastante. Que Deus abençoe seus esforços e cuidar dessas 2 heranças.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Dri, que poder ein? espero ser assim quando tiver casa, filhos. Não é fácil ser mãe né? Mas eu espero que você consiga colocar tudo em ordem!

    Estamos falando de fotografia lá no blog:
    http://mentesolvente.blogspot.com.br/
    se você quiser, participe da nossa discussão!

    ResponderExcluir
  4. Oi Dri, eu sei que coração de mãe sofre, mas estamos aí para impor regras e isso é uma forma de amor tbem! Estabelecer limites e hábitos dos quais eles passem a respeitar o outro é importante para a construção do caráter da criança. Parabéns pela firmeza! bjo

    ResponderExcluir
  5. Regras são excelentes pra quem tem filhos, todos ganham.
    Parabéns pela iniciativa, aqui em casa também falamos um pouco alto, muito pelo fato de sermos descendentes de italianos, já viu.. Mas gritaria não, é muito feio.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom isso, todos precisam de regras e elas devem ser cumpridas, sem grtitaria a convivência fica mais fácil e agradável.

    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  7. Bah guria, a "pedagogia do grito" é pavorosa, fui educada assim e repudio total, mas muitas vezes me pego gritando histericamente com minha pequena, parece que estou vendo minha mãe... Acho que os traumas sempre ficam. A educação se faz assim e os pequenos no começo relutam um pouco e se fazem de vítimas porque sabem do nosso coração, mas estás corretíssima em corrigir à todos! bjs e parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns!!! Eu mega concordo! Tenho dois filhos e se não são as regrinhas a coisa fica sem controle...
    Só um detalhe... pelo que entendi tu estás trabalhando em casa com festas infantis, etc... então não concordo com o ex-trabalhadora! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Ola!
    Vim dar uma espiadinha no blog e vi este post! Nossa caiu como uma luva, aqui em casa é tudo no grito tb, mas o negocio piora qdo marido esta. Ele viaja mto e fala mto alto, entao percebemos a diferença qdo ele esta por perto rs!
    Tb parei de trabalhar e percebi uma certa folga de todos aqui sabe! Eles se quer querem tirar o prato do almoça da mesa! Mas estou dando umas regras tb!
    Adorei sua atitude!
    Bjaum

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião

Facebook:

Instagram

Page views