Os benefícios do DHA para as crianças

06:00


Recentemente, um estudo desenvolvido pela Universidade de Oxford comprovou que o consumo de DHA (ácido docosahexaenoico) melhora o desempenho escolar das crianças, mas os benefícios desse lipídio da série ômega 3, que é o mais abundante em nosso organismo, não param por aí.
“O DHA tem importância nos vários estágios da vida, desde a vida intrauterina até a adulta, influenciando desenvolvimento visual e cognitivo, crescimento, saúde óssea, função imunológica e prevenindo doenças cardiovasculares. Como o desenvolvimento cerebral ocorre nos primeiros anos de vida, até os cinco anos, é importante que neste período da vida da criança sejam ofertados alimentos ricos em DHA,” explica o médico pediatra, nutrólogo e pesquisador da Universidade de São Paulo, Dr. Mário Cícero Falcão.
Tradicionalmente, a principal fonte alimentar de DHA são: peixes marinhos, oleosos, de águas profundas e frias, como salmão, atum, cavala e a sardinha, alimentos que não estão presente no dia a dia da maioria dos brasileiros. Dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de 2008/2009 mostram que o consumo per capita estimado de pescados no Brasil é de 4 kg por ano, enquanto a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 12 kg. Segundo o Dr. Falcão, é aconselhável que as crianças sejam alimentadas com duas ou três porções de 100 gramas de peixes marinhos por semana para obter o DHA.
Durante a amamentação, o leite materno é fonte de DHA, porém a quantidade de DHA disponível para o bebê dependerá da quantidade de DHA consumida pela mãe.
Entenda os principais benefícios do DHA na infância:

- Função cognitiva
O DHA é o principal lipídio presente no cérebro e é fundamental para a formação das bainhas de mielina, responsável pela sinapse, que garante o funcionamento cerebral. Alguns estudos já mostram os benefícios do consumo de DHA na função cognitiva das crianças.
- Visão
O DHA atua na formação da retina e diminui as chances de aparecimento de problemas oculares.

- Imunidade
Os estudos demonstram que bebês que têm acesso ao DHA apresentam menor incidência de problemas respiratórios e em crianças maiores foram verificados menos episódios de infecção do trato respiratório e com menor duração. O nutriente também tem  potencial para minimizar inflamações como a artrite.

- Desempenho na escola
Um estudo da Universidade de Oxford recente comprovou que crianças com altos níveis de DHA no sangue apresentam melhor habilidade para leitura e concentração.

- Gestação
A pesquisadora Susan Carlson da Universidade do Kansas publicou recentemente um estudo que demostrou os benefícios do consumo de DHA para a redução de partos prematuros e baixo peso do bebê.

- Saúde cardiovascular
O DHA tem um papel de protetor cardiovascular em adultos. Porém, os sinais de doença cardiovascular têm sido detectados na infância, assim como colesterol alto e hipertensão. Alguns estudos demonstraram que o DHA ajuda a reduzir a pressão sanguínea nos primeiros anos de vida e melhora o perfil dos lipídios, contribuindo para uma melhor saúde cardiovascular.

You Might Also Like

0 comentários

Deixe sua opinião

Facebook:

Instagram

Page views