15 museus brasileiros que valem a viagem!

08:00


Já que as férias estão chegando, confira essa lista de 15 museus que vale a visita ;)



1 - Instituto Inhotim, Brumadinho (MG)
Considerado o maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo, o museu é cercado por um belo jardim botânico que valoriza sua área e possui mais de vinte galerias com obras de artistas de diferentes nacionalidades. As mostras, que mudam de acordo com a curadoria do museu, estimulam a participação do visitante. O museu fica em Brumadinho, cidade mineira colada em BH.

É um museu histórico e artístico que ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica e mais quatro prédios auxiliares na cidade de Ouro Preto. A atração é um grande complemento para entender um dos episódios mais controversos da história do Brasil: a Inconfidência Mineira. No total são 16 salas temáticas, que abrigam os restos mortais dos inconfidentes e as supostas travas da forca de Tiradentes. Pra aliviar o clima mórbido, há obras de Aleijadinho complementando o acervo. No total são mais de 4 mil peças que retratam praticamente todas as esferas da vida sócio-cultural mineira dos séculos XVIII e XIX.

As instalações são extremamente interativas, com cerca de 700 experimentos de tecnologia para entreter os visitantes. As coleções científicas abrigam um vasto acervo de fósseis, espécimes representantes da biodiversidade e peças provenientes de escavações arqueológicas, que são objeto de pesquisa de mestrandos e doutorandos provenientes de várias partes do mundo.

O museu é dedicado ao pintor gaúcho Iberê Carmago. O acervo é dividido em dois núcleos, o núcleo de obras de arte é composto por mais de cinco mil obras, entre pinturas, gravuras, guaches, desenhos e estudos de Iberê Camargo. A parte documental inclui mais de vinte mil itens, como catálogos, recortes de jornais e revistas, correspondências, cadernos de notas e fotografias relacionadas à vida e obra do artista. O prédio, projetado pelo português Álvaro Siza, também abriga mostras temporárias de arte contemporânea, oficinas gratuitas e um charmoso café.

O museu é uma das principais atrações de Gramado, ideal tanto para os amantes de carro quanto para quem deseja passar um tempo em uma das atrações mais bacanas da cidade. Por aqui, há modelos das décadas de 20, 30, 40, 50 e 60, carros que marcaram épocas e fizeram história nos cinemas.

O prédio, projetado por Oscar Niemeyer, além da vista maravilhosa, tem uma arquitetura que por si só já vale a visita, por ser considerada uma das maravilhas arquitetônicas do mundo. O museu reúne um acervo pequeno, mas significativo, com obras de artistas como Jorge Guinle, Lygia Clark, Amílcar de Castro e Iberê Camargo.

A belíssima casa já serviu como palácio de verão do imperador D. Pedro II. O acervo fixo reúne móveis, jóias e documentos do Segundo Reinado. Em seu entorno, o belo jardim valoriza a construção que vale a visita.

O Museu do Amanhã é um museu de ciências diferente, inaugurado recentemente no Rio, o espaço foi construído na Praça Mauá, centro da cidade, com uma arquitetura moderna e futurista. O Museu do Amanhã oferece uma narrativa que provoca um questionamento de como poderemos viver e moldar os próximos 50 anos.

Mostras temporárias, apresentações de dança, cursos, oficinas e exibições de filmes estão entre os grandes atrativos do museu, que cresceu em popularidade com  exposições renomadas que recebeu nos últimos tempos. Entre elas: a do cineasta Stanley Kubrick, a do músico David Bowie e a do programa de TV infantil Castelo Rá-Tim-Bum. Além disso, o espaço do museu abriga um restaurante badalado que atrai muitas pessoas.

O prédio do Museu de Arte de São Paulo, projetado por Lina Bo Bardi, é considerado um dos grandes cartões-postais da cidade. Seu acervo expõe obras de grandes nomes da arte, tais como Rembrandt, Van Gogh, Monet, Renoir e Picasso. Além do museu em si ter uma arquitetura grandiosa que já vale a visita, a localização é ótima para conhecer a cidade.

A Pinacoteca é um dos mais importante museus de arte do Brasil. O prédio projetado no fim do século 19 pelo arquiteto Ramos de Azevedo fica localizado no centro de São Paulo e abriga mais de 9 mil obras, a maioria delas com foco na arte brasileira. Os quadros “Tropical”, de Anita Malfatti, “Caipira Picando Fumo”, de Almeida Júnior, e “Mestiço”, de Candido Portinari, são os principais itens do acervo.

A localização não poderia ser mais estratégica: o museu está instalado sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. A experiência é válida tanto para os amantes do esporte como para quem só quer conhecer as instalações interativas que contam a história do futebol.

O espaço é um grande ponto turístico da cidade e recebe cerca de 7 mil visitantes por mês.
É um prato cheio para quem deseja conhecer mais sobre a cultura fascinante do Estado. A concepção artística é a mesma do Museu da Língua Portuguesa de São Paulo. Ou seja: prepare-se para instalações super divertidas e interativas.

Esse museu está na lista dos melhores do mundo e entre os primeiros do ranking de museus no Brasil. O imponente castelo é uma réplica de um castelo medieval europeu que abriga, entre outros itens, mais de 3 mil armas e armaduras provenientes da Europa e Ásia. Além disso, o instituto abriga uma pinacoteca que exibe o maior acervo do pintor holandês Frans Post. 

Popularmente conhecido como "Museu do Olho" por conta da sua arquitetura, o prédio é dedicado a mostras de artes visuais, arquitetura e design. Seu acervo fixo tem obras de nomes como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Andy Warhol e Di Cavalcanti e é reconhecido por ser um dos maiores museus de arte da América Latina. O museu foi inaugurado em 2002, quando o prédio principal deixou de ser sede de secretarias do Estado e passou por adaptações onde em sua frente foi instalado o popularmente chamado Olho, um anexo de 30 metros de altura feitos de concreto e vidro que imprimiu uma nova identidade ao complexo.

You Might Also Like

0 comentários

Deixe sua opinião

Facebook:

Instagram

Page views