Autorização de menores para viagens internacionais

20:26


Hoje quero falar sobre viajar com os filhos sem a presença de um dos pais, ou até mesmo se o seu filho menor for viajar sozinho para fora do país.

Este mês viajei para os EUA (em breve tudo sobre nossa viagem) somente com a Té e minha sobrinha. Era uma viagem somente de meninas rs, e apenas alguns dias antes de nossa viagem, minha sobrinha me lembrou que eu deveria fazer uma autorização assinada pelo meu marido e reconhecida firma em cartório, para que ela pudesse embarcar sem a presença dele para fora do país. 

Essa autorização deve ser preenchida e impressa (o link está aqui) com todos os dados, assinada pelo responsável e levada ao cartório para o reconhecimento de assinatura. Tanto faz se for a mãe ou o pai que vai embarcar com o menor, sempre é preciso fazer essa autorização. Caso ambos os pais estiverem juntos na viagem não será necessário.

Também existe a possibilidade de incluir essa autorização quando fazemos o pedido ou renovação do passaporte. Então se no passaporte de seus filhos vocês já autorizaram que qualquer um dos pais possa sair para fora do Brasil com o filho sem a companhia do outro, não é necessário que essa autorização seja feita.


A autorização deve conter duas vias com firma reconhecida em cartório e levada ao aeroporto onde será solicitado pela polícia federal. Uma via fica com você e a outra com a polícia.

Ainda bem que lembramos de fazer rs , caso contrário a Té não poderia viajar sozinha comigo e ainda perderíamos tudo que já havia sido comprado para a viagem, já pensou?

Não esqueça de verificar sempre também se o seu passaporte está na validade, se o visto está certinho (em caso de viagens para os EUA) e se você levou tudo o que precisava para sua viagem :)

Beijos e ótima semana!

You Might Also Like

0 comentários

Deixe sua opinião

Facebook:

Instagram

Page views