Vida equilibrada começa na infância!

11:00


Para as mães não existe preocupação maior do que a saúde e o futuro dos filhos, não é mesmo? As crianças precisam de uma alimentação equilibrada para crescerem com saúde, portanto, hábitos alimentares saudáveis devem ser adquiridos ainda na infância. É nessa fase que a criança aprende, tendo a família como exemplo, a fazer as escolhas alimentares mais adequadas, que influenciarão sua saúde por toda a vida.


Aleitamento materno exclusivo

A recomendação para crianças com até seis meses de idade é sempre o aleitamento materno exclusivo, pois ele evita infecções e alergias, além de fornecer nutrientes importantes para esta fase da vida. Após este período, deve ser iniciada a introdução de alimentos saudáveis, mantendo a complementação com o leite materno, que deve seguir preferencialmente até os dois anos de idade ou mais.


Atenção para o café da manhã

O café da manhã é fundamental para quebrar o jejum depois de várias horas de sono e disponibilizar energia para começar bem o dia. Uma refeição balanceada no início da manhã contribui para a ingestão de nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais que auxiliam no bom desempenho escolar e na concentração. Pular esta refeição ou não  incluir os grupos alimentares indicados pode acarretar em fadiga, sobrepeso, e déficit de atenção.


No café da manhã, a preferência por cereais integrais na ingestão de carboidratos pode trazer ainda mais saciedade, auxiliando na redução do consumo calórico diário. Os cereais integrais contribuem, ainda, para controle de peso e melhoram o trato intestinal. Quando acrescidos de leite e uma porção de fruta formam uma opção de café da manhã equilibrada.

Envolvimento da criança no preparo das refeições

Uma vez por semana, pelo menos, chame as crianças para ajudarem no preparo das refeições. Quanto mais frequentemente a criança participa do preparo das refeições realizadas em casa, maior o entendimento da importância que as frutas e verduras têm na alimentação.


Refeições em família

Sempre que puder, esteja com seus filhos durante as refeições. Comer em família contribui para manutenção do peso adequado das crianças, bem como fazê-lo de forma tranquila e em locais adequados, como a cozinha e a sala de jantar.

Refeição Equilibrada

A dica para consumir a quantidade diária ideal de cada grupo alimentar é considerar a mão como referência. A porção de carboidratos (pães, cereais ou frutas) deve ter aproximadamente o tamanho do punho fechado. Já as proteínas animais (carnes, leites e derivados) precisam ter o tamanho da palma da mão estendida.



Dicas de Nescau Cereal!!

You Might Also Like

0 comentários

Deixe sua opinião

Facebook:

Instagram

Page views