Glúten, comer ou não comer?

08:30





Eu diria que o glúten não é nenhum vilão como a sociedade está pintando nesses últimos tempos. Em primeiro lugar, comemos o gluten desde que somos crianças, e cortá-lo da vida não é necessário, a não ser que você realmente seja uma pessoa celíaca. Mas é bom saber que apenas 1 em cada 200 brasileiros não podem ingerir o glúten por serem celíacos, e os outros 199 podem sim!

Eu fico imaginando o quanto deve ser triste e revoltante as pessoas que realmente sofrem dessa doença, verem que as pessoas estão cortando o glúten de suas vidas apenas por modismo.

Semana passada estive no Senai da Barra Funda para conhecer o glúten mais de pertinho, e pude perceber o quanto esse modismo é realmente algo sem nexo! O modismo veio para emagrecer sem o glúten, mas veja bem, tirando o glúten são colocados outros ingredientes que acabam deixando o corpo muito mais inchado, e quem come o alimento sem o glúten, acaba achando que pode comer mais (pelo motivo de que não contém glúten), e acabar engordando mais e mais. Seria o mesmo que achar que os produtos lights podem ser consumidos em grande escala porque são lights, grande erro!

Vamos ver um pouquinho sobre celíacos e intolerância ao glúten.

- Intolerância ao glúten
É decorrente da má digestão do glúten, que podem ser alojadas na parede do intestino. São sintomas intestinais e que melhoram, ou mesmo desaparecem, após a retirada do glúten.

-Doença celíaca
É uma doença do intestino delgado, caracterizada pela intolerância permanente ao glúten. Doença crônica que exige a eliminação total do glúten na dieta por toda vida.


O que é o glúten?

É uma proteína que se encontra naturalmente na semente de muitos cereais como trigo, aveia, centeio, cevada, malte e triticale. Ou seja, você cortou o glúten, mas acha que pode tomar cerveja, ou fazer algum alimento utilizando farinha de aveia, ou comendo uma granola? Isso tudo contém glúten.

Para os celíacos são proibidos alimentos como: 

Aveia - farinha, flocos, granola, cereais matinais
Cevada - cerveja, whisky, achocolatados
Centeio - farinha
Trigo - farinha (macarrão, bolos, pães, biscoitos, salgadinhos, pastel), farinha de rosca, semolina, gérmen e farelo, requeijão, salsicha, carnes empanadas, patês enlatados, maionese, catchup, mostarda, condimentos, batata frita....

Percebeu a diferença entre não poder comer e cortar o glúten da vida?
Alimentos de pessoas celíacas não podem nem ser feitos no mesmo espaço, na mesma cozinha, nem os talheres podem ser os mesmos, mesmo que bem lavados. Então o glúten é um vilão apenas para essas pessoas que infelizmente carregam em sua vida essa doença.

Agora quero mostrar um pouco do que foi nossa manhã no Senai aprendendo sobre o glúten e fazendo paezinhos deliciosos :D





Foi uma experiência incrível! E pense bem antes de ir atrás dos modismos que a sociedade apresenta ;)


Para saber mais sobre o glúten, confira o site: Glúten Contém Informação

You Might Also Like

0 comentários

Deixe sua opinião

Facebook:

Instagram

Page views