5 motivos para beber leite durante a fase adulta

08:30



Atualmente existem uma série de questionamentos em torno da manutenção ou não do consumo de leite e derivados na dieta humana após a infância. A nutricionista Ana Paula Wolf dá 5 motivos para o ser humano continuar consumindo leite e derivados na vida adulta: 


 1-Evolução da espécie: O ser humano foi o único animal da cadeia alimentar a evoluir e desenvolver recursos para sua subsistência, como a pecuária, o vestuário e a tecnologia. Natural que seu organismo evolua para acompanhar essas mudanças. Ao desenvolver a pecuária, há quase 9 mil anos, foi capaz de introduzir novos alimentos em sua dieta e fez com que seu sistema digestivo se tornasse apto a receber processar leite e derivados. Geneticistas da Universidade de Maryland, EUA, demonstraram recentemente que o ser humano adquiriu a capacidade de digerir a lactase (enzima que digere a lactose), sendo esta uma evolução genética da espécie humana.

 2-Reconhecimento Mundial: Os Guias alimentares do Reino Unido, Brasil e Estados Unidos reforçam a necessidade do consumo de lácteos. Além das refeições principais, o guia alimentar do Brasil traz a composição dos lanches intermediários ou pequenas refeições (como citado no guia), onde os lácteos recebem destaque, principalmente o leite e o iogurte natural.

3-Alta concentração de nutrientes: Os lácteos têm relevância como uma das principais fontes de cálcio na alimentação, quando consideradas as quantidades e percentual de absorção. O cálcio exerce papel fundamental na regulação de processos intracelulares, além de ser essencial para a saúde óssea.

4-Integra o rol de nutrientes necessários para o funcionamento do corpo humano: Lácteos são reconhecidos pelos atributos nutricionais, por serem fontes importantes de proteína de alto valor biológico, com todos os aminoácidos essenciais, sendo as proteínas lácteas compostas pelas caseínas (que são proteínas altamente estáveis e não são facilmente alteradas pelo calor) e pelas proteínas do soro, que representam 20% das proteínas lácteas e se destacam por sua importância na síntese de proteínas sanguíneas e teciduais.

5-Contribui para a diversidade alimentar: “Consumir um padrão alimentar saudável, composto por todos os alimentos e bebidas dentro de um nível de calorias adequado” essa é uma das mensagens do Guia Alimentar dos Estados Unidos, que trata sobre o respeito à diversidade dos alimentos e à quantidade consumida de cada alimento para constituir a alimentação.

A nutricionista ressalta que é preciso buscar uma alimentação balanceada: “ O importante é encontrar o equilíbrio quantitativo e qualitativo, sem abdicar da variedade alimentar e nutricional... causa ou consequência da evolução de nossa espécie! ”

You Might Also Like

0 comentários

Deixe sua opinião

Facebook:

Instagram

Page views