Dicas para montar uma lancheira equilibrada

08:00




Dicas para montar uma lancheira equilibrada:

• O lanche é uma refeição intermediária e, por isso, não é necessário enviar muitas opções, nem grandes quantidades e porções de alimentos para a criança. 

• É recomendado incluir alimentos fontes de carboidrato na lancheira das crianças, pois fornecem energia para as atividades, estudos e brincadeiras. Pães, bolos e biscoitos são exemplos de alimentos que podem fazer parte desse lanche. 

• É importante estimular o consumo diário de frutas e legumes nas refeições. A lancheira é uma boa oportunidade para incluir algum vegetal ou fruta, que também pode ser oferecida na forma de suco, priorizando os naturais ou industrializados 100% fruta.

• Líquidos não são um item obrigatório, eles podem ser enviados para complementar a hidratação, que já ocorre com a água disponível na escola. 

• É recomendado que na lancheira tenha um alimento proteico, que pode ser um queijo, iogurte ou patê de atum. 

Importante reforçar:

• Os alimentos não devem ser classificados como "bons" e "ruins", levando em conta apenas sua composição nutricional. É preciso também considerar os aspectos sociais e emocionais da alimentação. 

• Crianças tem um gasto energético elevado, pois estão em fase de crescimento e, na maioria das vezes, são ativas. Por isso, alimentos fontes de carboidrato precisam aparecer nesse lanche.

• O bolo é um alimento gostoso, que faz parte de um momento divertido da alimentação das crianças: a hora do recreio. É possível considerá-lo dentro do contexto de alimentação equilibrada, pois ela não se restringe a uma única refeição. 

• Legumes, verduras, frutas, leite, carnes magras, arroz e feijão devem fazer parte da alimentação da criança, resultando em equilíbrio com outros alimentos que a criança possa consumir, como um bolo.  

• Se por um lado há a preocupação com o desenvolvimento da obesidade, por outro lado, também se deve atentar para o fato de que a preocupação excessiva com o ganho de peso e severas restrições alimentares podem prejudicar o relacionamento com a comida, levando em casos extremos a transtornos alimentares.  




Sugestão semanal de lancheiras:


SEGUNDA FEIRA

1 pote de iogurte parcialmente desnatado com pola de morango + 5 morangos + 1 unidade de bolinho Ana Maria Cenoura com chocolate


TERÇA FEIRA

200ml de suco de uva 100% integral + 2 bisnaguinhas de cenoura rechadas com queijo branco + 4 unidades nozes


QUARTA FEIRA

1 caixinha de água de coco + 6 unidade de castanha de caju + 1 unidade de bolinho Ana Maria de banana com chocolate


QUINTA FEIRA

1 maçã picada + 10 unidades de biscoito polvilho salgado + 1 unidade de snack de queijo UHT


SEXTA FEIRA

1 garrafinha de leite fermentado + 5 unidades de baby cenourinhas + 1 unidade de bolinho Ana Maria cenoura com chocolate.






*Dicas do Grupo Bimbo para o blog Dri Viaro.








You Might Also Like

1 comentários

  1. Bisnaguinha e bolinho industrializado? Não parece muito saudável, né? Se trocar a bisnaguinha, cheia de gordura e sódio por um pão integral, e o bolinho por um bolo feito em casa, até vai...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião

Facebook:

Instagram

Page views